A NEW APPROACH TO “THE HOMESTEAD EXEMPTION ACT”- AN ENCOURAGEMENT TO RE-ESTABLISH THE “CASAL DE FAMÍLIA” IN PORTUGUESE LAW

Autores

  • Monica Martinez de Campos Faculdade de Direito da Universidade Paris II
  • Rui de Morais Damas Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3419

Palavras-chave:

Direito português. Homestead. Direito à moradia. Direito da família. Casal de Família.

Resumo

O direito à moradia é um direito fundamental consagrado nas Constituições. A residência familiar, como elemento estruturante da organização familiar, torna-se um instrumento fundamental para a concretização dos valores mínimos da dignidade humana, na sua dimensão familiar. O ordenamento jurídico português, que consagra constitucionalmente a inviolabilidade da dignidade da pessoa humana, a protecção da família e o direito à habitação, atribui uma vulnerabilidade à residência familiar, que permite a sua penhora, salvo raríssimas excepções. O instituto do "casal de família", que encontra a sua base no homestead norte-americano, pode tornar-se uma solução viável e possível para a proteção da residência familiar. De acordo com a legislação portuguesa, este instituto vigorou entre 1920 e 1977, assumindo a nomenclatura de “casal de família”. Analisaremos o regime jurídico e o modus operandi da "casal de família" em Portugal. Acresce que questionamos se o ordenamento jurídico português deve voltar a considerar a existência de “bens de família” ou “ casal de família”. Acreditamos que tal conceito iria encorajar a família, a reforçar os seus valores, a estreitar os seus laços e a resolver um problema social premente, não resolvido pela Lei portuguesa n.º 13/2016, de 23 de maio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Martinez de Campos, Faculdade de Direito da Universidade Paris II

Doutora em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade Paris II (Assas-Panthéon), Professora Associada do Departamento de Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Investigadora do Instituto Jurídico Portucalense (Porto – Portugal). https://orcid.org/0000-0001-6437-8799. E-mail: mmartinez@upt.pt.

Rui de Morais Damas, Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Portugal

Mestre e doutorando em Direito na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto – Portugal). Investigador do IJP- Instituto Jurídico Portucalense for Legal Research. https://orcid.org/0000-0002-6168-8561. E-mail: rui.mf.damas@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Campos, M. M. de, & Damas, R. de M. . (2021). A NEW APPROACH TO “THE HOMESTEAD EXEMPTION ACT”- AN ENCOURAGEMENT TO RE-ESTABLISH THE “CASAL DE FAMÍLIA” IN PORTUGUESE LAW. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3419