A POLÍCIA MILITAR FRENTE AO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO

Autores

  • Luiz Ricardo dos Santos Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.326

Palavras-chave:

Polícia Militar, Princípios Constitucionais. Racismo. Discriminação.

Resumo

As diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas no cotidiano. Além do aspecto econômico, no qual pessoas pretas e pardas (a combinação desses grupos forma a classificação negra, segundo o IBGE) são maioria entre as que possuem rendimentos mais baixos, a persistência de situações de maior vulnerabilidade, indicada por evidências nos campos da educação, saúde, moradia, entre outros, mostram evidente desequilíbrio na garantia de direitos em prejuízo para a população negra. É possível também observar a sub-representação entre líderes de equipes nas empresas, juízes e políticos. Esse artigo aborda que o racismo é caracterizado pela opressão de uma etnia com mais “poder” sobre a outra. Quando se fala de racismo reverso, parte-se da ideia de que o grupo desfavorecido está oprimindo seu opressor. Um grupo étnico que sofreu mais de 300 anos de escravidão, fazendo parte de um dos últimos países do globo a abolir a escravatura – fato que tem apenas 130 anos -, certamente não teria a mesma força que seu opressor. Além de que existe o conceito de escravidão moderna – relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade mediante forma de intimidação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo dos Santos, Universidade do Norte do Paraná

Policial Militar da PMPR, Graduado do Curso de Administração de Empresas e administração Rural, Pós-graduado em Direito Ambiental e direito Militar, Armazenagem de grãos e Segurança alimentar, cursando Agronomia pela Universidade do Norte do Paraná - Bandeirantes-PR.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, . L. R. dos . (2020). A POLÍCIA MILITAR FRENTE AO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 15. https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.326