REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES E PROFESSORES SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PRIVADAS DO RECIFE

doi.org/10.29327/217514.6.12-16

Autores

  • Virginia Sandra da Silva Uchôa Atenas College University
  • Karla Danielle Rezende da Silva Faculdade FAFIRE
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Ensino, Novas tecnologias, Prática docente e Representações sociais.

Resumo

Os recursos tecnológicos entraram em várias áreas das atividades humanas e principalmente na educação, entretanto  esses recurso ainda não são usados como métodos ativos para formar cidadãos críticos e com autonomia para serem protagonistas do seu próprio conhecimento, portanto,  A teoria das representações sociais, busca compreender o modo pelo qual o significado é atribuído ao objeto, as relações sociais em função dessas representações e como elas se integram ao sistema cognitivo preexistente dos sujeitos. Compreendemos ainda as novas tecnologias como ferramentas de prática para criar um ambiente transformados. Dessa maneira a prática docente vai muito além de apenas transmitir conteúdo, mas como forma de mediar a ação-reflexão na apreensão de saberes e conhecimentos. Objetivo: Investigar as Representações Sociais de coordenadores e professores sobre o uso das novas tecnologias na prática pedagógica como processo de ensino. Materiais e Métodos: Foi feita uma pesquisa em escolas da rede Salesiana do Recife no ano de 2020 em que os sujeitos, professores e coordenadores da educação básica, responderam a um questionário semiestruturado que permitiu a análise de suas representações sociais sobre as novas tecnologias na educação. Resultados: De acordo com os dados coletados as representações sociais dos professores e coordenadores demonstram em sua visão sobre as novas tecnologias como sendo uma ferramenta de inovação do processo de ensino e aprendizagem e demonstram em seus núcleos centrais, relevância do ensino e do protagonismo infanto-juvenil em um processo de ação continua de interação e significação das relações entre os recursos e os estímulos cognitivos para uma ação crítica e reflexiva. Conclusão: Percebe-se que diante dessa investigação, os sujeitos demostram compreender as novas tecnologias como ferramenta de transformação de sua prática e para facilitar o processo de ensino possibilitando uma interação entre o docente e os alunos, levando esses alunos a uma mentalidade autônoma e reflexiva da sua aprendizagem que deve ser significativa, dando ênfase a formação continuada ao desafio de uma mentalidade reflexiva na quebra de paradigmas.

 

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Biografia do Autor

Virginia Sandra da Silva Uchôa, Atenas College University

 Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia - UVA. Especialização em Gestão e Coordenação. Pedagógica – UFPE - e- mail: vi.academicoach@outlook.com.

Karla Danielle Rezende da Silva, Faculdade FAFIRE

Especialização em gestão ambiental – FAFIRE . E-mail: karlarezende_1@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Mestre em Neurociências – POSNEURO/UFPE - e-mail: relacionamento@passenomestrado.com.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Uchôa, . V. S. da S., Silva, K. D. . R. da ., Martins, I. C. ., & Coutinho, D. . J. G. . (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES E PROFESSORES SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PRIVADAS DO RECIFE: doi.org/10.29327/217514.6.12-16. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/319