COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS NA GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DIGITAIS: UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO AUTOR

Autores

  • Wesley Alves Queiroz Silva Universidade Padre Anchieta Judiaí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29259

Palavras-chave:

Competências estratégicas. desenvolvimento profissional. transformação digital. empreendimento digital. gestão estratégica.

Resumo

O desenvolvimento de competências estratégicas tornou-se um dos principais fatores para a adaptação das organizações às transformações impostas pela economia digital e pela crescente complexidade dos ambientes de negócios. Nesse contexto, compreender como competências adquiridas em diferentes experiências profissionais podem ser integradas e aplicadas em novos contextos organizacionais representa uma importante contribuição para os estudos sobre gestão e empreendedorismo. O presente estudo teve como objetivo analisar como competências estratégicas desenvolvidas em diferentes contextos organizacionais foram integradas e transferidas para a gestão de um empreendimento digital, a partir da análise reflexiva da experiência profissional do próprio autor. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e analítico-reflexiva, desenvolvida por meio de um relato reflexivo de experiência profissional. Os resultados evidenciaram que competências relacionadas ao planejamento, organização de processos, gestão financeira, negociação, relacionamento com clientes e tomada de decisão foram desenvolvidas de forma progressiva ao longo da trajetória profissional, sendo posteriormente integradas e mobilizadas na gestão do empreendimento digital. Conclui-se que a diversidade de experiências profissionais favorece a construção de competências estratégicas capazes de ampliar a capacidade de adaptação, aprendizagem e gestão em ambientes organizacionais caracterizados pela transformação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Alves Queiroz Silva, Universidade Padre Anchieta Judiaí

Analista Financeiro, graduado pela Universidade Padre Anchieta Judiaí. Especialista em investimentos e Planejamento Estratégico para controle de custos empresariais e alavancagem de rendimentos.

Downloads

Publicado

2026-07-31

Como Citar

Silva, W. A. Q. (2026). COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS NA GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DIGITAIS: UM RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO AUTOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29259