AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A escola é um espaço rico de interação e trocas de experiências, é por meio delas que o aluno se desenvolve socialmente. Nesse ambiente é fundamental que os docentes e os discentes tenham uma relação pautada no diálogo, no compromisso e na afetividade. Considerando as interações afetivas, este estudo tem como objetivo identificar como elas podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil.
O presente livro lançou mão de autores renomados como Piaget, Vygotsky, Wallon, Aranha, Galvão, Saltini, Craidy e Kaercher, dentre outros, que oportunizaram a compreensão de que o aspecto cognitivo e o aspecto afetivo estão totalmente interligados. Neste contexto, o profissional da Educação Infantil, deve ter uma relação com as crianças baseada na cumplicidade, amizade e segurança para que a mesma se sinta acolhida e aceita em seu espaço.
Uma aprendizagem significativa, onde o aluno se percebe como um ser atuante do seu conhecimento, é pautada nas relações de afeto com o professor. O tema deste livro é fundamental para a educação e para a sociedade, tendo no seu processo de construção, uma base fundamentada no respeito, no diálogo, na compreensão de idéias com o proposito
A infância é uma das fases mais significativas do indivíduo em relação ao seu desvolvimento, seja ele físico, cognitivo, motor ou emocional. É por meio da escola que a criança consegue explorar, trabalhar e desenvolver essas fases de maneira global.
Ao inserir os conceitos de afetividade no cotidiano escolar, percebe-se a sua contribuição no processo de socialização do educando além das relações de confiança, carinho, respeito e amizade, que são proporcionadas pelo ambiente de trocas de experiências entre os professores e os alunos. Assim, este livro torna-se relevante no sentido de buscar embasamento teórico para refletir a importância da afetividade e como ela pode contribuir com o processo de ensino aprendizagem das crianças, tendo em vista os laços afetivos entre o educador, sua postura docente e o educando
O objetivo do mesmo é identificar e ressaltar como as interações afetivas podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pesquisando seu contexto histórico, suas implicações e conceitos para compreender como se dá o processo de trocas de experiências e socialização no ambiente escolar.
O livro foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo foi feito um breve histórico acerca da Educação Infantil. O segundo capítulo contextualizou a afetividade, bem como a percepção dos principais teóricos. O terceiro capítulo tratou das relações afetivas no contexto escolar.
Por fim, foram apresentadas as conclusões que confirmaram a necessidade de um trabalho compromissado com a integridade da criança, que a envolva e utilize alternativas eficientes para garantir o sucesso no seu processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY