PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIA MALIGNA DA PRÓSTATA NO PARANÁ: ANÁLISE OBSERVACIONAL DESCRITIVA POR REGIÃO DE SAÚDE E FAIXA ETÁRIA (2015–2025)

Autores

  • Camila Manchak Centro Universitário FAG
  • Leonardo Pencal Tonieto Centro Universitário FAG
  • Milena Vieira Siqueira Centro Universitário FAG
  • Eduardo Miguel Prata Madureira Centro Universitário FAG
  • Aline Bobato Lara Gongora FMRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28780

Palavras-chave:

Câncer de próstata. Morbidade hospitalar. Atenção oncológica. Rastreamento. Epidemiologia.

Resumo

O câncer de próstata, segunda neoplasia maligna mais incidente entre os homens e importante causa de morbimortalidade, configura-se como um dos mais relevantes desafios de saúde pública no Brasil. Este estudo observacional descritivo tem por objetivo examinar o perfil epidemiológico das internações por neoplasia maligna da próstata no estado do Paraná, no período de 2015 a 2025, estratificando-as por regiões de saúde e faixas etárias. À luz dos dados provenientes do DATASUS e das evidências extraídas da literatura científica, verifica-se que a maior concentração de casos ocorre em indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, com predomínio nas faixas etárias de 60 a 69 e de 70 a 79 anos. Ademais, constata-se expressiva heterogeneidade regional, determinada por fatores socioeconômicos, diferenças no acesso aos serviços oncológicos especializados e características demográficas locais. Os estudos revisados também apontam a influência de elementos como histórico familiar, padrões alimentares, baixa escolaridade e barreiras culturais relacionadas à prevenção, que contribuem para o diagnóstico tardio e o agravamento dos desfechos clínicos. Assim, a análise integrada evidencia a necessidade de políticas públicas mais equânimes, voltadas ao rastreamento oportuno, à redução das desigualdades regionais e ao fortalecimento da rede assistencial, especialmente para a população idosa, de modo a mitigar o impacto da doença e aprimorar a qualidade da atenção oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Manchak, Centro Universitário FAG

Aluna do nono período de Medicina do Centro Universitário FAG.

Leonardo Pencal Tonieto, Centro Universitário FAG

Aluno do nono período de Medicina do . 

Milena Vieira Siqueira, Centro Universitário FAG

Aluna do nono período de Medicina do Centro Universitário FAG. 

Eduardo Miguel Prata Madureira, Centro Universitário FAG

Economista. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Professor de Centro Universitário FAG.  

Aline Bobato Lara Gongora, FMRP-USP

Médica. Residência em Clínica Médica (FMRP-USP) e em Oncologia Clínica (Hospital Sírio-Libanês). Doutora em Ciências da Saúde (IEP-HSL). Oncologista clínica em Cascavel/PR (Gastroclínica e UOPECCAN). 

Downloads

Publicado

2026-07-23

Como Citar

Manchak, C., Tonieto, L. P., Siqueira, M. V., Madureira, E. M. P., & Gongora, A. B. L. (2026). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIA MALIGNA DA PRÓSTATA NO PARANÁ: ANÁLISE OBSERVACIONAL DESCRITIVA POR REGIÃO DE SAÚDE E FAIXA ETÁRIA (2015–2025). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28780