A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2811Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Escola. Práticas Pedagógicas.Resumo
Segundo a Constituição Brasileira, a educação é um direito básico e fundamental de todo e qualquer cidadão, devendo ser utilizada como instrumento de promoção da equidade social. No entanto, como muitos de nós sabemos e apesar de a educação ser oferecida de forma gratuita em toda e qualquer cidade do país, o Brasil ainda conta com índices muito altos de analfabetos e de pessoas que abandonaram os estudos sem concluir. Visando sanar este problema que atinge desde a educação básica até o ensino médio, foi criado o EJA, sigla para “Educação de Jovens e Adultos”. Utilizando-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo a compressão de como se configurou no Brasil a Educação de Jovens e Adultos ao longo da história e refletir sobre a sua importância e práticas pedagógicas. Abordaremos primeiramente um breve relato histórico sobre a EJA no Brasil, em seguida falaremos sobre o papel da escola enquanto ser social. Outro ponto a ser abordado nesta pesquisa é o perfil dos alunos da EJA, faremos também uma breve explanação sobre o cenário atual e desafios a serem enfrentados por essa modalidade de ensino. Para finalizar analisaremos qual a contribuição que a psicopedagogia pode trazer para a Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY