ALFABETIZAÇÃO E TDAH

Autores

  • Sther Soares Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.266

Palavras-chave:

Alfabetização. TDAH. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta como tríade desatenção, impulsividade e hiperatividade pode atingir crianças, adultos com maior prevalência no gênero masculino. Alfabetização é o processo de aprender o código alfabético e desenvolver a escrita. O pensamento leva a formação do conhecimento e posterior o desenvolvimento das habilidades alfabéticas, a leitura e escrita. O objetivo deste estudo consiste em descrever a relação entre alfabetização e TDAH e verificar as estratégias utilizadas em sala de aula para desenvolver o processo de alfabetização. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que busca descrever a relação entre alfabetização e TDAH. Para isso, realizou-se um levantamento da literatura nacional e internacional, publicada nos idiomas Inglês, Espanhol, Português entre 2005 e 2020. A amostra foi selecionada por meio das bases de dados, SCIELLO e LILACS, utilizando-se os descritores, alfabetização, TDAH, ensino e aprendizagem. É fundamental o envolvimento da família, escola e profissionais envolvidos no processo diagnóstico e tratamento, a fim de promover melhor desempenho, motivação e sucesso na vida acadêmica. É importante sempre buscar novas estratégias de ensino, onde favoreça o desempenho do aluno com TDAH e estimulação de maneira lúdica, mas com foco nas habilidades essenciais da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sther Soares Lopes da Silva

Fonoaudióloga. Pós–graduação em Psicopedagogia, Fundamentos em Voz, Higiene e Segurança do Trabalho.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Silva, S. S. L. da. (2023). ALFABETIZAÇÃO E TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 949–958. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.266