ANÁLISE PARA CONCEPÇÃO DE UMA ELETROVIA NA UFSM

Autores

  • César Teixeira Pacheco Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Steven Andres Gutierrez Padilla Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Cristiane Cauduro Gastaldini Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Gustavo Lenhardt Steffen Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Arthur Cordeiro Andrade Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Robson Ferreira dos Santos Júnior Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2551

Palavras-chave:

UFSM. Eletrovia.  Eletromobilidade.

Resumo

O estado do Rio Grande do Sul, segundo dados do IBGE, no ano de 2018, possuía o quarto maior PIB (produto interno bruto) per capita do Brasil [1]. Apesar de ter extrema relevância no contexto econômico brasileiro, o mesmo não pode ser afirmado quando tratamos dos carros elétricos e da eletromobilidade. Há muitos anos já se tem conhecimento que os combustíveis fósseis são limitados, ou seja, terminarão. Porém, segundo o Sindipeças, entidade que representa os fornecedores da indústria automotiva, há 45,9 milhões de automóveis em circulação no Brasil, sendo que somente 40 mil unidades têm propulsão alternativa [2]. Quando tratamos do contexto gaúcho, segundo site do Detran-RS, em 2020, o Rio Grande do Sul possuía uma frota de 186 veículos elétricos e 1.540 veículos híbridos, novamente, uma parcela muito pequena da frota total de automóveis [3]. Um dos motivos que explica o baixo número de carros elétricos no estado é o pequeno número de eletropostos instalados, sendo restritos na maioria das vezes, às maiores cidades, ou a eletropostos particulares. Para se ter uma dimensão desse baixo número de eletropostos, em toda região Noroeste do Rio Grande do Sul, não há nenhum eletroposto público, segundo o site PlugShare, com dados de 2021 [4]. Inserido neste contexto, com a intenção de fomentar o avanço da eletromobilidade em solo gaúcho, surgiu o atual artigo, com o objetivo da criação de uma eletrovia, interligando quatro campus da Universidade Federal de Santa Maria, localizados em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen com a capital do Estado, Porto Alegre. Para a criação desta eletrovia, é projetada a construção de 4 eletropostos, aproveitando-se do eletroposto já construído e em funcionamento no campus da UFSM em Santa Maria, tendo como principal característica que os eletropostos contarão todos com carregadores rápidos, já que o único carregador rápido instalado no Rio Grande do Sul é o próprio de Santa Maria. Então, a partir desta nova eletrovia, com pontos de recarga rápida, será possível também realizar diversos estudos sobre os impactos destes carregadores, tanto para a rede local como regional. Para fomentar a utilização desta eletrovia, está prevista também a aquisição de 4 carros elétricos, sendo eles distribuídos um para cada campus da UFSM, mostrando assim a comunidade os benefícios da utilização de carros elétricos, bem como, incentivando a disseminação da eletromobilidade.

Biografia do Autor

César Teixeira Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Graduando em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul. E-mail.cesartp22@gmail.com.

Steven Andres Gutierrez Padilla, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestrando em Engenharia Elétrica – Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Cristiane Cauduro Gastaldini, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Doutora em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Santa Maria.

Gustavo Lenhardt Steffen, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Graduando em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul.

Arthur Cordeiro Andrade, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Graduando em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul.

Robson Ferreira dos Santos Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestrando em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Pacheco, C. T. ., Padilla, S. A. G. ., Gastaldini, C. C. ., Steffen, G. L. ., Andrade, A. C. ., & Santos Júnior, R. F. dos . (2021). ANÁLISE PARA CONCEPÇÃO DE UMA ELETROVIA NA UFSM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 101–152. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2551