BRAQUETES AUTOLIGADOS NA ORTODONTIA ATUAL: REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.24954

Palavras-chave:

Autoligado. Ortodontia. Biomecânica. Aparelhos Ortodônticos.

Resumo

Este estudo buscou analisar minuciosamente as bases biomecânicas, a evolução histórica e a aplicabilidade clínica dos braquetes autoligados na ortodontia contemporânea, estabelecendo um comparativo de eficiência mecânica e biológica com os sistemas convencionais de ligadura. Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura de caráter descritivo, exploratório e qualitativo. A coleta de dados abrangeu bases de dados como PubMed, Scielo e Google Acadêmico, selecionando estudos publicados entre 1935 e 2026 que abordassem variáveis críticas como atrito friccional, tempo de tratamento, resposta periodontal e estabilidade biológica a longo prazo. Resultados: Os achados demonstram que os sistemas autoligados proporcionam uma redução drástica na resistência friccional ao eliminarem as ligaduras elastoméricas da mecânica de deslizamento. Isso possibilita o uso de forças leves e contínuas, que respeitam a fisiologia do ligamento periodontal, resultando em um alinhamento inicial acelerado e menor desconforto álgico. Observou-se que o design dos dispositivos favorece a higienização, reduzindo o acúmulo de biofilme bacteriano e o risco de desmineralização ácida. Conclusão: Conclui-se que os braquetes autoligados são ferramentas superiores em termos de biomecânica e conforto do paciente. No entanto, a excelência dos resultados depende de um planejamento individualizado e do domínio das fases de finalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Arrais Araujo Feliciano, UNIG

Bacharel em Odontologia pela Universidade Iguaçu - UNIG. Pós-graduação em Ortodontia pela Faculdade Ensin. Orcid:  

Maria Beatriz Dias Oliveira, NEEO

Bacharelada em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduação em Prótese Dentária pela NEEO.

Isadora Araújo Oliveira Santana, Faculdade Anhanguera de Itabuna

Bacharelada em Odontologia pela Faculdade Anhanguera de Itabuna. 

Genny Caroline Fontana, Faculdade Iguaçu

Bacharelada em Odontologia pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde Pública com ênfase em ESF pela Faculdade Iguaçu. 

Luana Costa do Carmo, Universidade Federal Fluminense

Bacharelada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense/Niterói. Pós-graduada em saúde coletiva e saúde pública – ESF. 

Jhenyfer Barros Ferreira Gaspar, IOPUC

Bacharelada em odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira de Niterói , pós-graduada em Periodontia pela IOPUC /RJ.

Downloads

Publicado

2026-04-06

Como Citar

Feliciano, J. A. A., Oliveira, M. B. D., Santana, I. A. O., Fontana, G. C., Carmo, L. C. do, & Gaspar, J. B. F. (2026). BRAQUETES AUTOLIGADOS NA ORTODONTIA ATUAL: REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(4), 1–13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.24954