DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Flávia Ferreira e Moura IFTO
  • Rivadavia Porto Cavalcante IFTO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24135

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Sequência didática. Letramento. Divulgação científica.

Resumo

O presente estudo é resultado da implementação de uma sequência didática mediada pela produção de artigos informativos de divulgação científica no contexto formativo do 1º ano do ensino médio integrado. Este trabalho está fundamentado na literatura especializada em Educação Profissional e Tecnológica e na Teoria da Sequência didática para os multiletramentos. Nessa direção, buscou-se contribuir para o letramento científico dos discentes por meio da produção de textos informativos em formatos multimodais, cujos resultados revelaram avanços em suas capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) e reafirmaram a relevância do ensino de linguagens em articulação com os saberes científicos, tecnológicos e culturais para uma formação humana integral. Para tanto, foi feita a análise quali-quantitativa de uma entrevista focalizada e de um questionário semi estruturado aplicados com o estagiário de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Tocantins- campus Palmas e com os alunos participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Ferreira e Moura, IFTO

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.

Rivadavia Porto Cavalcante, IFTO

Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Docente  do  Programa  de  Mestrado  em  Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

Moura, F. F. e, & Cavalcante, R. P. (2026). DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–25. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24135