A GUITARRA PORTUGUESA E O FADO: UM CANTO DE SAUDADE E NOSTALGIA

Autores

  • António José Pacheco Ribeiro Instituto de Educação-Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23995

Palavras-chave:

Guitarra Portuguesa. Fado. Género Musical. Canção Popular Urbana. Saudade.

Resumo

Existem várias teorias defendidas por musicólogos e académicos portugueses que se preocupam em determinar as origens da guitarra portuguesa e do fado, enquanto género musical urbano, no sentido de compreender a descendência deste instrumento e  enquadrá-lo na perspetiva sociocultural dos diferentes tempos. A guitarra portuguesa, crê-se que é marcada por características únicas, ao nível tímbrico, capazes de evocar histórias, cantar a saudade e a nostalgia. O fado, por seu lado, está intimamente ligado ao povo, narra os acontecimentos do quotidiano, geralmente tristes e de carácter doloroso, ou boémios e fadistas, assumindo-se como uma manifestação cultural enraizada no contexto socioeconómico. A associação guitarra portuguesa e fado, neste sentido, parece acontecer de forma natural, vinculativa e dialética, na medida em que uma e outro respondem em uníssono à mesma saudade. Este artigo, centra-se nestes aspetos, porém, não fornece respostas, considerando a dificuldade da matéria, mas reflete sobre o passado acreditando  no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António José Pacheco Ribeiro, Instituto de Educação-Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Frequenta o Programa de Pós-Doutoramento em Ensino de Música da Universidade de Évora. Leciona no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Downloads

Publicado

2026-02-04

Como Citar

Ribeiro, A. J. P. (2026). A GUITARRA PORTUGUESA E O FADO: UM CANTO DE SAUDADE E NOSTALGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23995