PERFIL DE ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UMA MICRORREGIÃO DA BAHIA

Autores

  • Samara Kívia Marques Mendes Faculdade de Ilhéus
  • Patrícia Honório Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Roberta Messias Marques UESC
  • Robson Vidal de Andrade Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23865

Palavras-chave:

Exposição Ocupacional. Exposição Laboral a Agentes Biológicos. Pessoal de saúde. Saúde Ocupacional.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a incidência e o perfil de acidentes de trabalho com exposição a material biológico (AT-Bio) entre profissionais de saúde na microrregião Ilhéus-Itabuna da Bahia. Trata-se de um estudo ecológico do tipo transversal, com abordagem descritiva. A população de estudo foi representada pelos casos notificados de AT-Bio da microrregião Ilhéus-Itabuna no estado da Bahia no período de 2015 a 2024, acessados por meio da plataforma DATASUS. No período analisado foram notificados 2.017 casos de AT-Bio entre profissionais de saúde. Destes, 86,66% eram do sexo feminino; 36,94% na faixa etária de 25 a 34 anos; 54,69% raça/cor parda, 69,61% entre técnicos de enfermagem; 50,67% ocorreram em Itabuna; 69,91% foram por via percutânea; 60,63% causados por agulha com lúmen; 80,37% deles com exposição ao sangue; 71,89% utilizavam luvas e em relação ao desfecho 70,30% foram registrados como ignorado/branco. O perfil de exposição ocupacional envolvendo material biológico, foi caracterizado com idade entre 25 e 34 anos, do sexo feminino, de raça/cor parda e técnicos de enfermagem. Os acidentes ocorreram por lesão percutânea, agulha com lúmen e o sangue foi o material biológico mais envolvido. Houve maior incidência no município de Itabuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Kívia Marques Mendes, Faculdade de Ilhéus

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ilhéus, Ilhéus, Bahia, Brasil. 

Patrícia Honório Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Faculdade de Ilhéus, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Roberta Messias Marques, UESC

Especialista em Saúde Pública: Habilitação Sanitarista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Docente da Faculdade de Ilhéus, Ilhéus, Bahia, Brasil. 

Robson Vidal de Andrade, Faculdade de Ilhéus

Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, Coordenador do curso de Enfermagem e Docente da Faculdade de Ilhéus, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

Mendes, S. K. M., Santos, P. H. S., Marques, R. M., & Andrade, R. V. de. (2026). PERFIL DE ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UMA MICRORREGIÃO DA BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23865