DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONDUTA SUBORDINADA A NORMAS DE CARÁTER OBRIGATÓRIO NA CONSTITUIÇÃO

Autores

  • Marcos André Nascimento Cordeiro UNIFIEO
  • Bruno Marcelo de Jesus Martins UNIFIEO
  • Marcos André Barros Pereira UEC
  • Renan dos Santos Rocha UNIFIEO
  • Donizete Vaz Furlan UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23812

Palavras-chave:

Dignidade da Pessoa Humana. Constituição. Estado. Direito Fundamental. Proteção.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tratar o tema dignidade da pessoa humana como preceito fundamental na Constituição, que impõe um comportamento e respeito as normativas que estruturam o Estado de Direito, com isso se pretende demonstrar que a efetivação deste princípio coloca o homem como fim, por isso como figura central de proteção do Estado. Neste sentido, o Estado tem limites impostos pelo princípio da dignidade humana, que se caracteriza como um princípio fundamental, o que torna este ordenamento jurídico expressão de uma cultura e valores de uma sociedade democrática. Para isso, a metodologia implementada foi a revisão bibliográfica, com análise do conteúdo e estudos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos André Nascimento Cordeiro, UNIFIEO

Mestre em Direito pela UNIFIEO - Centro Universitário FIEO. Especialista em Direito Público pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP. Especialista em Advocacia Criminal pela Faculdade de Belém - FABEL. Advogado.

Bruno Marcelo de Jesus Martins, UNIFIEO

Mestre em Direitos Humanos (UNIFIEO). Bacharel em Direito. Advogado. Coordenador e professor do curso de Direito da Faculdade Estacio-Famap em Macapá.

Marcos André Barros Pereira, UEC

Mestre em Politicas Publicas (UEC). Bacharel em Direito. Professor Universitário.

Renan dos Santos Rocha, UNIFIEO

Mestrando em Direitos Humanos (UNIFIEO). Bacharel em Direito. Advogado. Professor Universitário.

Donizete Vaz Furlan, UNIFAP

Doutorando em Estudos de Fronteira (UNIFAP). Mestre em Direito (UNIFIEO). Advogado. Historiador. Especialista multifacetado.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

Cordeiro, M. A. N., Martins, B. M. de J., Pereira, M. A. B., Rocha, R. dos S., & Furlan, D. V. (2026). DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONDUTA SUBORDINADA A NORMAS DE CARÁTER OBRIGATÓRIO NA CONSTITUIÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23812