DA LOUSA AO TABLET: A REINVENÇÃO DO CURRÍCULO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • André José da Silva Rodrigues Must University
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Gerson Martins de Oliveira Must University
  • Janaina Alves Magalhães Must University
  • Marcela Barroso de Azevedo Must University
  • Marilene Luiza da Cruz de Brito Must University
  • Matheus de Souza Oliveira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23536

Palavras-chave:

Currículo. Metodologias ativas. Tecnologia educacional. Aprendizagem significativa. Mediação tecnológica.

Resumo

O estudo teve como tema a relação entre currículo, metodologias ativas e tecnologias digitais no contexto da educação contemporânea. Buscou-se responder à questão de como as metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais contribuíram para a reinvenção do currículo escolar, considerando as transformações socioculturais e tecnológicas do século XXI. O objetivo geral consistiu em analisar de que modo essas práticas pedagógicas possibilitaram a construção de aprendizagens significativas, colaborativas e autônomas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem exclusivamente bibliográfica, fundamentada na análise de obras e artigos científicos relacionados ao tema. No desenvolvimento, discutiram-se as transformações do currículo diante das demandas digitais, o papel das metodologias ativas na mediação tecnológica e a importância da formação docente para a integração dessas práticas. As considerações finais indicaram que a articulação entre currículo, metodologia e tecnologia redefiniu o processo educativo, tornando-o dinâmico e participativo. Constatou-se que a mediação tecnológica favoreceu o protagonismo discente e ampliou as possibilidades de aprendizagem, apontando para a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a compreensão sobre a aplicação dessas práticas em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação, Christian Business School.

André José da Silva Rodrigues, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Gerson Martins de Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Janaina Alves Magalhães, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Marcela Barroso de Azevedo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Marilene Luiza da Cruz de Brito, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Matheus de Souza Oliveira, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Rodrigues, A. J. da S., Moura, C. C. de, Oliveira, G. M. de, Magalhães, J. A., Azevedo, M. B. de, … Oliveira, M. de S. (2025). DA LOUSA AO TABLET: A REINVENÇÃO DO CURRÍCULO NO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5760–5768. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23536