DA LOUSA AO TABLET: A REINVENÇÃO DO CURRÍCULO NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23536Palabras clave:
Currículo. Metodologias ativas. Tecnologia educacional. Aprendizagem significativa. Mediação tecnológica.Resumen
O estudo teve como tema a relação entre currículo, metodologias ativas e tecnologias digitais no contexto da educação contemporânea. Buscou-se responder à questão de como as metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais contribuíram para a reinvenção do currículo escolar, considerando as transformações socioculturais e tecnológicas do século XXI. O objetivo geral consistiu em analisar de que modo essas práticas pedagógicas possibilitaram a construção de aprendizagens significativas, colaborativas e autônomas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem exclusivamente bibliográfica, fundamentada na análise de obras e artigos científicos relacionados ao tema. No desenvolvimento, discutiram-se as transformações do currículo diante das demandas digitais, o papel das metodologias ativas na mediação tecnológica e a importância da formação docente para a integração dessas práticas. As considerações finais indicaram que a articulação entre currículo, metodologia e tecnologia redefiniu o processo educativo, tornando-o dinâmico e participativo. Constatou-se que a mediação tecnológica favoreceu o protagonismo discente e ampliou as possibilidades de aprendizagem, apontando para a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a compreensão sobre a aplicação dessas práticas em diferentes contextos educacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY