EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PRESERVAÇÃO CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Arthur Campos Gonçalves Faculdade Futura
  • Emmely Barbosa dos Santos Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura
  • Melka Carolina Catelan Faria Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva UNIG
  • Amanda Cuim da Silva Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23510

Palavras-chave:

Línguas indígenas. Educação bilíngue. Povos originários.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da preservação das línguas originárias nas comunidades indígenas brasileiras, com foco na educação bilíngue como instrumento de valorização e resistência cultural. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores que discutem a diversidade linguística, os direitos indígenas e as políticas públicas educacionais. A perda das línguas indígenas é compreendida como resultado de processos históricos de colonização e assimilação forçada, intensificados pela marginalização sociocultural e pela ausência de políticas linguísticas eficazes. A análise evidencia a importância da formação docente intercultural, da produção de materiais pedagógicos em línguas nativas e da gestão escolar participativa como estratégias fundamentais para fortalecer a educação bilíngue e garantir o direito à identidade linguística dos povos indígenas. Conclui-se que a efetivação dessas ações requer um compromisso ético e político do Estado, aliado à autonomia e ao protagonismo das comunidades indígenas na construção de seus próprios projetos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Campos Gonçalves, Faculdade Futura

Graduando Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Emmely Barbosa dos Santos, Faculdade Futura

Graduanda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP)

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Melka Carolina Catelan Faria, Faculdade Futura

Graduada em Matemática (UNESP) Graduação em Pedagogia( Centro de Educação Continuada) Mestrado em Matemática    (UNESP);    Docente    na    Faculdade    Futura.    Coordenadora    de    Área    (SEE/SP)

Suéllen Danúbia da Silva, UNIG

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Amanda Cuim da Silva, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia ( UNIFEV).

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Gonçalves, A. C., Santos, E. B. dos, Oliveira, E. A. de, Mendes, I., Roberto, T. M. L., Faria, M. C. C., … Silva, A. C. da. (2025). EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PRESERVAÇÃO CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 7566–7581. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23510