DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Diego Martins Gomes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • Rosimere Linda Figueira Nunes Universidade Salgado de Oliveira
  • Cláudia Carvalho Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Keily Aparecida Carvalho de Lisbôa Must University
  • Denise Lúcia Alfonso Must University
  • Alisson Cardozo Morais Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Elder Rosa de Jesus Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23454

Palavras-chave:

Física. Matemática. Interdisciplinaridade. Aprendizagem. Ensino Médio.

Resumo

Este estudo abordou as dificuldades na aprendizagem de Física no Ensino Médio associadas às lacunas nos conhecimentos matemáticos, tomando como problema a compreensão de como a relação interdisciplinar entre essas áreas poderia reduzir tais obstáculos. O objetivo geral consistiu em identificar, com base na literatura, de que maneira a integração entre Física e Matemática contribuiu para minimizar dificuldades conceituais e favorecer a aprendizagem. A pesquisa foi conduzida como estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, fundamentada na leitura, seleção e análise de obras publicadas entre 2020 e 2025. A análise indicou que a ausência de fundamentos matemáticos prejudicou o entendimento de conceitos físicos, comprometeu a interpretação de grandezas e dificultou o desenvolvimento de raciocínios necessários ao estudo da disciplina. Os resultados mostraram que práticas interdisciplinares que envolveram projetos, experimentação, atividades investigativas e uso de tecnologias favoreceram o interesse dos estudantes e ampliaram a compreensão dos conteúdos, além de promoverem maior aproximação entre teoria e situações concretas. Constatou-se também que a integração entre áreas fortaleceu o vínculo entre saberes e contribuiu para reduzir a resistência dos alunos diante de conteúdos considerados complexos. As considerações finais apontaram que a articulação entre Física e Matemática constituiu um caminho possível para reduzir dificuldades, recomendando que estudos futuros explorem diferentes estratégias interdisciplinares e práticas pedagógicas que possam ampliar os achados desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Martins Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrado em Construções. Universidade Federal de Ouro Preto.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Christian Business School.

Rosimere Linda Figueira Nunes, Universidade Salgado de Oliveira

Pós-graduação em Administração Escolar. Instituição: Universidade Salgado de Oliveira – Universo.

Cláudia Carvalho Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (fiz pelo IFES). Instituição: Instituto Federal do Espírito Santo.

Keily Aparecida Carvalho de Lisbôa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Denise Lúcia Alfonso, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Alisson Cardozo Morais, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação. Instituição: Centro Universitário Vale Do Cricaré- UNIVC -

Elder Rosa de Jesus, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

 

 

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Gomes, D. M., Santos, S. M. A. V., Nunes, R. L. F., Santos, C. C., Lisbôa, K. A. C. de, Alfonso, D. L., … Jesus, E. R. de. (2025). DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4838-. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23454