DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Diego Martins Gomes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • Rosimere Linda Figueira Nunes Universidade Salgado de Oliveira
  • Cláudia Carvalho Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Keily Aparecida Carvalho de Lisbôa Must University
  • Denise Lúcia Alfonso Must University
  • Alisson Cardozo Morais Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Elder Rosa de Jesus Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23454

Palabras clave:

Física. Matemática. Interdisciplinaridade. Aprendizagem. Ensino Médio.

Resumen

Este estudo abordou as dificuldades na aprendizagem de Física no Ensino Médio associadas às lacunas nos conhecimentos matemáticos, tomando como problema a compreensão de como a relação interdisciplinar entre essas áreas poderia reduzir tais obstáculos. O objetivo geral consistiu em identificar, com base na literatura, de que maneira a integração entre Física e Matemática contribuiu para minimizar dificuldades conceituais e favorecer a aprendizagem. A pesquisa foi conduzida como estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, fundamentada na leitura, seleção e análise de obras publicadas entre 2020 e 2025. A análise indicou que a ausência de fundamentos matemáticos prejudicou o entendimento de conceitos físicos, comprometeu a interpretação de grandezas e dificultou o desenvolvimento de raciocínios necessários ao estudo da disciplina. Os resultados mostraram que práticas interdisciplinares que envolveram projetos, experimentação, atividades investigativas e uso de tecnologias favoreceram o interesse dos estudantes e ampliaram a compreensão dos conteúdos, além de promoverem maior aproximação entre teoria e situações concretas. Constatou-se também que a integração entre áreas fortaleceu o vínculo entre saberes e contribuiu para reduzir a resistência dos alunos diante de conteúdos considerados complexos. As considerações finais apontaram que a articulação entre Física e Matemática constituiu um caminho possível para reduzir dificuldades, recomendando que estudos futuros explorem diferentes estratégias interdisciplinares e práticas pedagógicas que possam ampliar os achados desta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Martins Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrado em Construções. Universidade Federal de Ouro Preto.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Christian Business School.

Rosimere Linda Figueira Nunes, Universidade Salgado de Oliveira

Pós-graduação em Administração Escolar. Instituição: Universidade Salgado de Oliveira – Universo.

Cláudia Carvalho Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (fiz pelo IFES). Instituição: Instituto Federal do Espírito Santo.

Keily Aparecida Carvalho de Lisbôa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Denise Lúcia Alfonso, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Alisson Cardozo Morais, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação. Instituição: Centro Universitário Vale Do Cricaré- UNIVC -

Elder Rosa de Jesus, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

 

 

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Gomes, D. M., Santos, S. M. A. V., Nunes, R. L. F., Santos, C. C., Lisbôa, K. A. C. de, Alfonso, D. L., … Jesus, E. R. de. (2025). DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4838-. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23454