INGLÊS VOLTADO AO TURISMO: PRÁTICAS EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PÉROLA DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PÁ

Autores

  • Rosiellen Maria Araújo Rêgo Faculdade Dom Alberto
  • Suane Lima dos Santos
  • Jennifer Arcos Pacheco dos Santos IFPA
  • Héden Salomão Silva Costa UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23445

Palavras-chave:

Turismo Comunitário. Identidade Quilombola. Língua Inglesa. Educação do Campo. Extensão.

Resumo

O presente relatório apresenta a sistematização das atividades desenvolvidas no Projeto Integrador VII, cujo tema aborda o ensino de Língua Inglesa voltado ao turismo comunitário na comunidade quilombola urbana Pérola do Maicá, em Santarém/PA. O trabalho direciona-se à valorização cultural, ao fortalecimento identitário e à formação linguística dos moradores, especialmente jovens e adultos envolvidos no projeto Encantos do Maicá. O estudo parte da compreensão de que as comunidades quilombolas enfrentam processos de invisibilidade em espaços urbanos, conforme discutem Oliveira (2021) e Gomes (2019). Dessa forma, o ensino de inglês assume caráter político-pedagógico ao dialogar com o território, suas práticas e necessidades. A metodologia estruturou-se como pesquisa-ação, com observação participante, rodas de conversa, oficinas de língua inglesa, oficina de abertura de letras em placas e produção de materiais bilíngues. As atividades incorporaram situações reais do turismo comunitário, como saudações, apresentação pessoal, vocabulário gastronômico e identificação dos pontos turísticos da comunidade. Os moradores colaboraram na elaboração de placas bilíngues e na organização de um mini vocabulário destinado ao uso nas rotas turísticas. As ações ocorreram de forma dialógica, como propõe Freire (2011), integrando saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais. A participação ativa da comunidade possibilitou a construção de aprendizagens significativas, fortalecimento das práticas culturais e ampliação do protagonismo local. Além disso, o projeto contribuiu para a curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Educação do Campo, atendendo às diretrizes do PNE (Lei 13.005/2014) e às resoluções institucionais do IFPA. Este relatório apresenta os resultados, as ações realizadas e as reflexões surgidas ao longo do processo.

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Biografia do Autor

Rosiellen Maria Araújo Rêgo, Faculdade Dom Alberto

Professor, orientador, coorientador. pós-graduada em educação especial e inclusiva pela Faculdade dom alberto (santa cruz do sul - rs, 03 de dezembro de 2025).graduanda do 8º semestre do curso de licenciatura em educação do campo com habilitação em liguas portuguesa e inglesa e suas litraturas do ifpa – CAMPUS SANTARÉM. ifpa – campus santarém. / professora na rede municipal de ensino de santarém – pa.

Suane Lima dos Santos

Graduação em ciências naturais ( professora). 

Jennifer Arcos Pacheco dos Santos, IFPA

Graduanda em Educação do Campo - IFPA e graduanda em Enfermagem - Unama.Representante Comercial (Colégio Adventista de Santarém)

Héden Salomão Silva Costa, UFPA

Bacharel e licenciado em filosofia e mestre em filoaofia pela UFPA mais atual e/ou função desempenhada: Coordenador Titular da Extensão do IFPA Campus Santarém professor, orientador, coorientador. UFPA e PPGFIL e/ou função acadêmica: PROFESSOR EBTT 

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Rêgo, R. M. A., Santos, S. L. dos, Santos, J. A. P. dos, & Costa, H. S. S. (2025). INGLÊS VOLTADO AO TURISMO: PRÁTICAS EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PÉROLA DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6803–6825. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23445