RECURSOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ACADÊMICO

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Oscalina Raquel Evaldt Alves UNIVC
  • Eder UFES
  • Nivea Jaqueline Florisbelo da Silva Carneiro Must University
  • Keily Aparecida Carvalho de  Lisbôa Must University
  • Danielle Carneiro Cavalcanti Must University
  • Flavia Lemes da Silva Duarte Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23433

Palavras-chave:

Mídias Digitais. Currículo. Inovação Pedagógica. Aprendizagem. Educação Básica E Superior.

Resumo

O estudo analisou a integração de diferentes mídias digitais ao currículo escolar e universitário, considerando sua influência nas práticas pedagógicas contemporâneas. A pesquisa partiu do problema que questionou de que maneira essas mídias foram incorporadas aos currículos acadêmicos e quais contribuições ofereceram ao processo de ensino e aprendizagem. Teve como objetivo geral compreender como a diversificação das mídias digitais se articulou às dinâmicas curriculares da educação básica e superior. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, permitindo o levantamento e a análise de produções teóricas relacionadas ao tema. No desenvolvimento, foram discutidos os principais tipos de mídias digitais, suas aplicações e suas relações com metodologias ativas, engajamento discente e inovação pedagógica. Identificou-se que as mídias digitais ampliaram possibilidades metodológicas, favoreceram aprendizagens contextualizadas e estimularam maior autonomia dos estudantes. As considerações finais indicaram que sua integração representou um movimento crescente e necessário para adequar o currículo às demandas da sociedade digital, embora ainda existam desafios relacionados à formação docente, infraestrutura e práticas institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação. Instituição: World University Ecumenical.

Oscalina Raquel Evaldt Alves, UNIVC

Mestranda em Ciência, Tecnologia E Educação. Instituição: Centro Universitário UNIVC.

Eder , UFES

Mestre. Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

Nivea Jaqueline Florisbelo da Silva Carneiro, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST)

Keily Aparecida Carvalho de  Lisbôa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Danielle Carneiro Cavalcanti, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Flavia Lemes da Silva Duarte, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Moura, C. C. de, Alves, O. R. E., , E., Carneiro, N. J. F. da S., Lisbôa,K.A.C.de , Cavalcanti, D. C., & Duarte, F. L. da S. (2025). RECURSOS DIGITAIS NO CURRÍCULO ACADÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4617–4628. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23433