POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23241Palavras-chave:
Inclusão digital. Formação docente. Educação básica. Políticas públicas. Tecnologias educacionais.Resumo
O estudo teve como propósito analisar de que maneira as políticas de inclusão digital contribuíram para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica. O problema de pesquisa partiu da constatação de que, apesar da ampliação do acesso às tecnologias nas escolas, ainda persistem desigualdades quanto à infraestrutura e à formação tecnológica dos docentes. O objetivo geral consistiu em compreender o papel das políticas públicas na promoção da inclusão digital docente e na integração das tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamentada em obras publicadas entre 2016 e 2025. Foram utilizados procedimentos de levantamento, seleção e análise interpretativa de textos científicos que argumentam a formação de professores e as políticas educacionais voltadas ao uso das tecnologias. Os resultados mostraram que as ações de formação continuada e as experiências realizadas in loco favoreceram o desenvolvimento de competências digitais e a reflexão sobre as práticas pedagógicas. Verificou-se, contudo, que a efetividade das políticas de inclusão digital depende de condições estruturais, suporte institucional e continuidade das ações formativas. Concluiu-se que a formação docente é elemento essencial para o fortalecimento da inclusão digital e que novas pesquisas são necessárias para ampliar a análise sobre os impactos dessas políticas em diferentes contextos educacionais.
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