GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23239Palavras-chave:
Educação. Gênero. Raça. Etnia. Diversidade.Resumo
O estudo teve como propósito compreender de que forma as relações entre gênero, raça e etnia influenciaram o ambiente escolar e de que maneira as práticas pedagógicas contribuíram para a construção de uma educação antidiscriminatória. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, fundamentando-se em obras e artigos que discutiram as interseccionalidades presentes na escola brasileira. Foram utilizados procedimentos de leitura, fichamento e análise teórica de textos que abordaram a diversidade e a equidade no contexto educacional. A análise indicou que a escola, embora marcada por desigualdades históricas, mostrou-se um espaço possível para a valorização das diferenças e a desconstrução de preconceitos. Os resultados evidenciaram a relevância de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e da formação docente voltada à decolonização do currículo, de forma a promover a inclusão e o respeito mútuo. Constatou-se que a efetividade das ações depende da articulação entre políticas públicas e o compromisso ético dos profissionais da educação. Concluiu-se que a adoção de currículos plurais e de metodologias sensíveis às identidades contribui para o fortalecimento de uma educação antidiscriminatória. Ainda se reconheceu a necessidade de novos estudos que ampliem o debate sobre políticas educacionais e práticas docentes que favoreçam a equidade no espaço escolar.
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