GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos
  • Laiana Lessa Teixeira Pinto
  • Cleberson Cordeiro de Moura
  • Leidiane Malini Costa Nascimento
  • Rosilene Pedro da Silva
  • Cleudineia Pereira da Silva Pince
  • Vanilsa Thomé

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23239

Palavras-chave:

Educação. Gênero. Raça. Etnia. Diversidade.

Resumo

O estudo teve como propósito compreender de que forma as relações entre gênero, raça e etnia influenciaram o ambiente escolar e de que maneira as práticas pedagógicas contribuíram para a construção de uma educação antidiscriminatória. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, fundamentando-se em obras e artigos que discutiram as interseccionalidades presentes na escola brasileira. Foram utilizados procedimentos de leitura, fichamento e análise teórica de textos que abordaram a diversidade e a equidade no contexto educacional. A análise indicou que a escola, embora marcada por desigualdades históricas, mostrou-se um espaço possível para a valorização das diferenças e a desconstrução de preconceitos. Os resultados evidenciaram a relevância de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade e da formação docente voltada à decolonização do currículo, de forma a promover a inclusão e o respeito mútuo. Constatou-se que a efetividade das ações depende da articulação entre políticas públicas e o compromisso ético dos profissionais da educação. Concluiu-se que a adoção de currículos plurais e de metodologias sensíveis às identidades contribui para o fortalecimento de uma educação antidiscriminatória. Ainda se reconheceu a necessidade de novos estudos que ampliem o debate sobre políticas educacionais e práticas docentes que favoreçam a equidade no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Doutoranda em Ciências da Educação.

Laiana Lessa Teixeira Pinto

Licenciada em Ciências Biológicas.

Cleberson Cordeiro de Moura

Doutorando em Ciências da Educação.

Leidiane Malini Costa Nascimento

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Rosilene Pedro da Silva

Doutora em Ciências da Educação.

Cleudineia Pereira da Silva Pince

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Vanilsa Thomé

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltiplas.

 

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Pinto, L. L. T., Moura, C. C. de, Nascimento, L. M. C., Silva, R. P. da, Pince, C. P. da S., & Thomé, V. (2025). GÊNERO, RAÇA E ETNIA NA ESCOLA: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2687–2702. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23239