A MEDIAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE EAD
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23237Palavras-chave:
Inclusão. Educação a Distância. Mediação Pedagógica. Comunicação. Aprendizagem Significativa.Resumo
O estudo teve como tema a inclusão e os cursos de Educação a Distância, com foco na mediação inclusiva e nas estratégias comunicativas utilizadas para promover a interação e a aprendizagem significativa. Partiu-se do problema de como a mediação inclusiva e as estratégias comunicativas poderiam contribuir para a efetivação de práticas educativas acessíveis na EAD. O objetivo geral consistiu em analisar de que forma essas ações pedagógicas favoreceram a construção de aprendizagens significativas e colaborativas. A pesquisa foi de caráter exclusivamente bibliográfico, fundamentada em produções científicas recentes sobre inclusão, mediação e tecnologias digitais aplicadas ao ensino. O desenvolvimento abordou a relevância da inclusão nos ambientes virtuais, o papel do professor mediador e o uso de estratégias comunicativas voltadas à interação e à construção do conhecimento. As considerações finais indicaram que a mediação inclusiva e a comunicação empática foram determinantes para o engajamento dos estudantes e para a consolidação de ambientes digitais acessíveis e humanizados. Constatou-se que a EAD, quando conduzida sob princípios éticos e inclusivos, pode ampliar o acesso à educação e promover uma aprendizagem equitativa e significativa, embora ainda sejam necessários novos estudos para aprofundar a compreensão sobre a prática mediadora no contexto digital.
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