TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Cleide Maura Patricia Alcantara Faculdade São Luís
  • Angelita Francisca da Silva Univel
  • Luzienes Correia dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Ana Paula do Carmo Reis ,Must University
  • Regina de Fátima Soares Must University
  • Juliano Trevichenski Must University
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Rejane Vasco Lima Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23191

Palavras-chave:

Transtornos de aprendizagem. Intervenções pedagógicas. Neuropsicopedagogia. Inclusão escolar. formação docente.

Resumo

O estudo teve como foco compreender de que modo as intervenções pedagógicas contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de aprendizagem. O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições das práticas pedagógicas, com ênfase nas abordagens neuropsicopedagógicas e nas estratégias inclusivas aplicadas em contextos escolares. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia bibliográfica, baseada na análise de livros, capítulos e artigos publicados entre 2015 e 2025, que abordaram os transtornos de aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. Os resultados indicaram que as intervenções pedagógicas fundamentadas na neurociência favoreceram melhorias na atenção, concentração e desempenho escolar dos estudantes, além de estimularem o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Constatou-se também que a formação docente e o uso de metodologias ativas desempenharam papel essencial na promoção da inclusão e no fortalecimento da aprendizagem significativa. A análise permitiu concluir que as práticas pedagógicas planejadas de forma intencional e adaptada às necessidades individuais dos alunos contribuíram para a superação das dificuldades escolares e para a construção de ambientes de ensino acolhedores. Identificou-se, ainda, a necessidade de ampliar as políticas públicas e a formação interdisciplinar voltadas à inclusão, bem como a relevância de novos estudos que aprofundem a eficácia das estratégias de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Maura Patricia Alcantara, Faculdade São Luís

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Faculdade São Luís.

Angelita Francisca da Silva, Univel

Pós-Graduação em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva, Univel Cascavel Paraná.

Luzienes Correia dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Pós-Graduada em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Universidade Federal do Piauí.

Ana Paula do Carmo Reis, ,Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Regina de Fátima Soares, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Juliano Trevichenski, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Rejane Vasco Lima, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Alcantara, C. M. P., Silva, A. F. da, Santos, L. C. dos, Reis, A. P. do C., Soares, R. de F., Trevichenski, J., … Lima, R. V. (2025). TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1977–1993. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23191