CURRÍCULO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Natalia Andalecio Batista Rodrigues Must University
  • Carmelina Ferreira de Oliveira Duarte Must University
  • Emília Paula de Oliveira Must University
  • Lúcia Maria de Mesquita Must University
  • Aquiles Leppaus Must University
  • Eder Lira UFES
  • Rejane Vasco Lima Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23186

Palavras-chave:

Currículo. Tecnologia educacional. Metodologias inovadoras. Aprendizagem digital. Educação contemporânea.

Resumo

O estudo teve como tema a necessária convergência entre currículo e tecnologia educacional, considerando os desafios e possibilidades da integração das tecnologias digitais no contexto escolar. Buscou-se responder à questão sobre de que maneira o currículo poderia integrar-se às tecnologias digitais de forma a promover práticas pedagógicas inovadoras e significativas. Teve como objetivo geral analisar essa integração, evidenciando seus impactos na construção de uma educação dinâmica, participativa e crítica. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de produções acadêmicas que discutem currículo, metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação. O desenvolvimento apresentou reflexões acerca do papel das tecnologias na transformação do ensino e da aprendizagem, destacando a importância do planejamento pedagógico e da formação docente contínua. As considerações finais apontaram que a integração entre currículo e tecnologia requer mudanças estruturais e conceituais, além de políticas educacionais que incentivem a inovação e a inclusão digital. Concluiu-se que o uso pedagógico das tecnologias, quando alinhado ao currículo, potencializa o protagonismo discente, amplia a autonomia intelectual e contribui para o fortalecimento de uma prática educativa coerente com as demandas da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Natalia Andalecio Batista Rodrigues, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Carmelina Ferreira de Oliveira Duarte, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Emília Paula de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Lúcia Maria de Mesquita, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Aquiles Leppaus, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Eder Lira, UFES

Mestre. Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

Rejane Vasco Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Moura, C. C. de, Rodrigues, N. A. B., Duarte, C. F. de O., Oliveira, E. P. de, Mesquita, L. M. de, Leppaus, A., … Lima, R. V. (2025). CURRÍCULO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1313–1322. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23186