A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E SUA RELEVÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ainoã Maiara da Silva Barbosa FAESC
  • Bruna Valéria Silva dos Santos FAESC
  • Laís Raiana da Silva Lira FAESC
  • Waldyr José Siqueira FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23179

Palavras-chave:

Família. Escola. Aprendizagem. Ensino Fundamental. Parceria Educativa.

Resumo

O presente artigo, intitulado “A relação entre família e escola e sua relevância para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, investiga de que forma a parceria entre essas duas instituições impacta o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças nos primeiros anos da escolarização. Nessa etapa decisiva da formação, a participação familiar exerce papel essencial no acompanhamento das aprendizagens e no fortalecimento dos vínculos com a escola. No entanto, apesar da reconhecida importância dessa relação, ainda persistem desafios que dificultam sua efetivação, como falhas na comunicação, diferenças socioculturais e a delegação de responsabilidades, aspectos que fragilizam o processo educativo. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, foi desenvolvido em duas escolas públicas, com o objetivo de identificar, verificar e analisar as contribuições e fragilidades das práticas existentes, apontando estratégias que fortaleçam a parceria entre família e escola. Busca-se compreender de que maneira a atuação colaborativa entre essas instâncias pode favorecer a construção de metodologias que promovam uma aproximação sistemática e contínua, superando a visão de que cada uma atua isoladamente. A relevância da pesquisa reside na necessidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, que reconheçam a família como parceira do processo educativo e garantam melhores condições para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ainoã Maiara da Silva Barbosa, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Bruna Valéria Silva dos Santos, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Laís Raiana da Silva Lira, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Waldyr José Siqueira, FAESC

Orientador: Graduação em Psicologia; Faculdade de Ciências Humanas- ESUDA; Professor do Curso de Pedagogia e Letras; Coordenador do curso de Pós-graduação de Psicopedagogia da Faculdade da Escada - Faesc Atua na Equipe de Coordenação do Colégio Equipe- Recife; Presidente do CAEP- Centro de Análises e Estudos Psicanalíticos-Recife, Escada e Palmares, Atua na Clínica Psicanalítica há 18 anos.  

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Barbosa, A. M. da S., Santos, B. V. S. dos, Lira, L. R. da S., & Siqueira, W. J. (2025). A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E SUA RELEVÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4436–4451. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23179