A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E SUA RELEVÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ainoã Maiara da Silva Barbosa FAESC
  • Bruna Valéria Silva dos Santos FAESC
  • Laís Raiana da Silva Lira FAESC
  • Waldyr José Siqueira FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23179

Palabras clave:

Família. Escola. Aprendizagem. Ensino Fundamental. Parceria Educativa.

Resumen

O presente artigo, intitulado “A relação entre família e escola e sua relevância para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, investiga de que forma a parceria entre essas duas instituições impacta o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças nos primeiros anos da escolarização. Nessa etapa decisiva da formação, a participação familiar exerce papel essencial no acompanhamento das aprendizagens e no fortalecimento dos vínculos com a escola. No entanto, apesar da reconhecida importância dessa relação, ainda persistem desafios que dificultam sua efetivação, como falhas na comunicação, diferenças socioculturais e a delegação de responsabilidades, aspectos que fragilizam o processo educativo. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, foi desenvolvido em duas escolas públicas, com o objetivo de identificar, verificar e analisar as contribuições e fragilidades das práticas existentes, apontando estratégias que fortaleçam a parceria entre família e escola. Busca-se compreender de que maneira a atuação colaborativa entre essas instâncias pode favorecer a construção de metodologias que promovam uma aproximação sistemática e contínua, superando a visão de que cada uma atua isoladamente. A relevância da pesquisa reside na necessidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, que reconheçam a família como parceira do processo educativo e garantam melhores condições para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ainoã Maiara da Silva Barbosa, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Bruna Valéria Silva dos Santos, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Laís Raiana da Silva Lira, FAESC

Graduanda do curso de Pedagogia 2025.2, na Faculdade da Escada – FAESC.

Waldyr José Siqueira, FAESC

Orientador: Graduação em Psicologia; Faculdade de Ciências Humanas- ESUDA; Professor do Curso de Pedagogia e Letras; Coordenador do curso de Pós-graduação de Psicopedagogia da Faculdade da Escada - Faesc Atua na Equipe de Coordenação do Colégio Equipe- Recife; Presidente do CAEP- Centro de Análises e Estudos Psicanalíticos-Recife, Escada e Palmares, Atua na Clínica Psicanalítica há 18 anos.  

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Barbosa, A. M. da S., Santos, B. V. S. dos, Lira, L. R. da S., & Siqueira, W. J. (2025). A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E SUA RELEVÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4436–4451. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23179