RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO E DAS INTERAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23169Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Psicologia. Escola.Resumo
O presente artigo tem por obejtivo o relato de experiência de estágio em inclusão sob o viés da Psicologia. Para tanto foi realizada observação participante em uma Escola de Educação especial. A vivência no Centro de Educação Infantil Conquista possibilitou uma compreensão ampla e concreta sobre o papel do psicólogo no contexto educacional, especialmente no âmbito da Educação Inclusiva. A partir da observação e da participação nas rotinas institucionais, foi possível perceber que a presença do psicólogo na escola vai muito além da atuação tradicional, envolve um trabalho de caráter preventivo, institucional e relacional, voltado para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento integral das crianças. Durante o estágio, tornou-se evidente a importância da escuta ativa e da postura empática nas relações com professores, profissionais de apoio e famílias. A inclusão, mais do que um conjunto de práticas pedagógicas adaptadas, mostrou-se um processo coletivo e contínuo, que exige sensibilidade, paciência e comprometimento de todos os envolvidos.
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