RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO E DAS INTERAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS

Autores

  • Jaqueline Dias dos Santos UniEnsino
  • Danilo Damata Marinho UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23169

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Psicologia. Escola.

Resumo

O presente artigo tem por obejtivo o relato de experiência de estágio em inclusão sob o viés da Psicologia. Para tanto foi realizada observação participante em uma Escola de Educação especial. A vivência no Centro de Educação Infantil Conquista possibilitou uma compreensão ampla e concreta sobre o papel do psicólogo no contexto educacional, especialmente no âmbito da Educação Inclusiva. A partir da observação e da participação nas rotinas institucionais, foi possível perceber que a presença do psicólogo na escola vai muito além da atuação tradicional, envolve um trabalho de caráter preventivo, institucional e relacional, voltado para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento integral das crianças. Durante o estágio, tornou-se evidente a importância da escuta ativa e da postura empática nas relações com professores, profissionais de apoio e famílias. A inclusão, mais do que um conjunto de práticas pedagógicas adaptadas, mostrou-se um processo coletivo e contínuo, que exige sensibilidade, paciência e comprometimento de todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Jaqueline Dias dos Santos, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Danilo Damata Marinho, UniEnsino

Psicólogo, docente  do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo, docente  do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Santos, J. D. dos, Marinho, D. D., & Silva, D. da. (2025). RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ, A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO E DAS INTERAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3070–3084. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23169