SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA: ESTRATÉGIA NO CONTROLE DA ANSIEDADE INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23153

Palavras-chave:

Sedação consciente. Óxido Nitroso. Ansiedade infantil. Odontopediatria.

Resumo

Este trabalho relata sobre o uso da sedação consciente com óxido nitroso em odontopediatria, destacando sua eficácia no controle da ansiedade infantil durante procedimentos odontológicos. O medo e a ansiedade são desafios cotidianos na odontopediatria, resultando em resistência ao tratamento e dificuldade em realizar procedimentos, principalmente invasivos e/ou demorados. Nesse contexto, surge uma questão central deste estudo: Como o óxido nitroso contribui para o controle da ansiedade em crianças durante atendimentos odontológicos? O objetivo geral deste estudo é avaliar a eficácia da sedação consciente com óxido nitroso no controle da ansiedade infantil durante tratamentos odontológicos. Os objetivos específicos incluem identificar as indicações e contraindicações do uso de óxido nitroso em odontopediatria, avaliar os efeitos colaterais do uso de óxido nitroso em crianças e investigar os mecanismos de ação do óxido nitroso no organismo humano. A metodologia adotada é explicativa, utilizando métodos qualitativos para uma compreensão abrangente do uso de óxido nitroso em odontopediatria. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão bibliográfica criteriosa, baseada exclusivamente em estudos científicos, sem a realização de entrevistas de campo. Os resultados esperados incluem uma visão abrangente sobre vantagens da sedação consciente, a atuação do óxido nitroso no corpo humano e a melhoria da qualidade do atendimento odontopediátrico. Este trabalho visa contribuir para o avanço do conhecimento na área de odontopediatria, oferecendo estratégias para uma prática clínica mais eficaz e segura no controle da ansiedade infantil durante procedimentos odontológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Iris Gonçalves Oliveira, FACISA

Acadêmica do curso de odontologia da FACISA.

Ivie Campo Dall'orto Costa, FACISA

Coordenadora do curso de Odontologia e professora de radiologia da FACISA. Cirurgiã-dentista formada em 1992 pela UERJ ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Especialista em Odontopediatria em 1998 pela ABO-ES. Pós-graduada em Saúde Pública pela UNAERP, SP. 2002. Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica em 2008 pela UNIME- Lauro de Freitas, BA. Mestranda em Radilogia e Imaginologia Odontológica pela São Leopoldo Mandic.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Oliveira, M. I. G., Costa, I. C. D., & Pinto, E. V. (2025). SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA: ESTRATÉGIA NO CONTROLE DA ANSIEDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 572–584. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23153