SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA: ESTRATÉGIA NO CONTROLE DA ANSIEDADE INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23153

Palabras clave:

Sedação consciente. Óxido Nitroso. Ansiedade infantil. Odontopediatria.

Resumen

Este trabalho relata sobre o uso da sedação consciente com óxido nitroso em odontopediatria, destacando sua eficácia no controle da ansiedade infantil durante procedimentos odontológicos. O medo e a ansiedade são desafios cotidianos na odontopediatria, resultando em resistência ao tratamento e dificuldade em realizar procedimentos, principalmente invasivos e/ou demorados. Nesse contexto, surge uma questão central deste estudo: Como o óxido nitroso contribui para o controle da ansiedade em crianças durante atendimentos odontológicos? O objetivo geral deste estudo é avaliar a eficácia da sedação consciente com óxido nitroso no controle da ansiedade infantil durante tratamentos odontológicos. Os objetivos específicos incluem identificar as indicações e contraindicações do uso de óxido nitroso em odontopediatria, avaliar os efeitos colaterais do uso de óxido nitroso em crianças e investigar os mecanismos de ação do óxido nitroso no organismo humano. A metodologia adotada é explicativa, utilizando métodos qualitativos para uma compreensão abrangente do uso de óxido nitroso em odontopediatria. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão bibliográfica criteriosa, baseada exclusivamente em estudos científicos, sem a realização de entrevistas de campo. Os resultados esperados incluem uma visão abrangente sobre vantagens da sedação consciente, a atuação do óxido nitroso no corpo humano e a melhoria da qualidade do atendimento odontopediátrico. Este trabalho visa contribuir para o avanço do conhecimento na área de odontopediatria, oferecendo estratégias para uma prática clínica mais eficaz e segura no controle da ansiedade infantil durante procedimentos odontológicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Iris Gonçalves Oliveira, FACISA

Acadêmica do curso de odontologia da FACISA.

Ivie Campo Dall'orto Costa, FACISA

Coordenadora do curso de Odontologia e professora de radiologia da FACISA. Cirurgiã-dentista formada em 1992 pela UERJ ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Especialista em Odontopediatria em 1998 pela ABO-ES. Pós-graduada em Saúde Pública pela UNAERP, SP. 2002. Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica em 2008 pela UNIME- Lauro de Freitas, BA. Mestranda em Radilogia e Imaginologia Odontológica pela São Leopoldo Mandic.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152.

Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Oliveira, M. I. G., Costa, I. C. D., & Pinto, E. V. (2025). SEDAÇÃO CONSCIENTE COM ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA: ESTRATÉGIA NO CONTROLE DA ANSIEDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 572–584. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23153