FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Nathacha Poncio Gava Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23116

Palavras-chave:

Formação continuada. Inclusão escolar. Desenvolvimento profissional. Prática pedagógica. Docência.

Resumo

A pesquisa tratou da relação entre formação continuada e inclusão escolar, partindo do problema que buscou compreender de que maneira a formação permanente contribuiu para o desenvolvimento profissional docente e para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo geral consistiu em analisar como a formação continuada favoreceu a atuação dos professores diante da diversidade presente nas escolas. O estudo utilizou metodologia bibliográfica, baseada na seleção e análise de obras que discutiram formação docente, políticas educacionais e inclusão, organizadas a partir de procedimentos qualitativos de interpretação e síntese. Os resultados apontaram que a formação continuada promoveu mudanças na postura dos professores, ampliou o repertório pedagógico e estimulou processos reflexivos que influenciaram diretamente a prática em contextos inclusivos. Observou-se também que, embora apresentasse contribuições relevantes, a formação enfrentou limitações relacionadas à falta de investimentos, acompanhamento insuficiente e distanciamento entre políticas e realidade escolar. As considerações finais indicaram que a formação continuada se mostrou elemento importante para o fortalecimento das práticas inclusivas, mas que sua efetividade dependeu de condições institucionais e da continuidade das ações formativas. Sugeriu-se a necessidade de novos estudos que investiguem estratégias de formação e sua implementação em diferentes contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathacha Poncio Gava, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Gava, N. P. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 50–65. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23116