AS CONSEQUÊNCIAS PENAIS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL EM RELAÇÃO AO DIREITO GERMÂNICO

Autores

  • Mateus Soares Litaiff UFAM
  • Rosberg de Souza Crozara UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23023

Palavras-chave:

Acordo de Não Persecução Penal. Absprache. Descumprimento do acordo penal. Consequências.

Resumo

O presente artigo analisa as consequências penais decorrentes do descumprimento do Acordo de Não Persecução Penal, introduzido no ordenamento jurídico brasileiro pelo Pacote Anticrime, Lei nº 13.964/2019, em perspectiva comparada com o instituto alemão Absprache. O estudo apresenta o contexto histórico e a evolução normativa de ambos os mecanismos despenalizadores, examinando seus fundamentos jurídicos, bem como os requisitos objetivos e subjetivos necessários à sua celebração. A pesquisa destaca, sobretudo, os efeitos jurídicos e penais resultantes da violação das cláusulas pactuadas no ANPP, confrontando-os com as soluções previstas no direito germânico. Por fim, o trabalho contribui para a compreensão crítica da eficácia e dos limites desses instrumentos de justiça penal negociada, oferecendo subsídios para o aperfeiçoamento do modelo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Soares Litaiff, UFAM

Acadêmico de Direito da Universidade Federal do Amazonas UFAM.

Rosberg de Souza Crozara, UFAM

Orientador: Doutorando em Sistemas Penais e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA). Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNIESA). Especialista em Ciências Criminais pela Associação Educacional Unyahna (UNYAHNA). Professor de Direito Penal pela Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM). Juiz de Direito do Tribunal De Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Litaiff, M. S., & Crozara, R. de S. (2025). AS CONSEQUÊNCIAS PENAIS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL EM RELAÇÃO AO DIREITO GERMÂNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1298–1312. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23023