A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Aparecida Nascimento Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23006

Resumo

Este trabalho analisa a importância da ludicidade como estratégia pedagógica fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Parte-se da compreensão de que o brincar é uma linguagem natural da infância e um direito garantido pela BNCC, embora ainda pouco valorizado nas práticas escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, busca compreender como jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Fundamentada em autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Ausubel, evidencia que a ludicidade favorece aprendizagens significativas, estimula a curiosidade, fortalece vínculos e amplia a inclusão. Apesar dos desafios enfrentados pelos professores como carência de recursos e de formação, o estudo conclui que o brincar planejado intencionalmente transforma-se em ferramenta essencial para uma prática pedagógica criativa, prazerosa e voltada à formação integral da criança.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Nascimento, Faculdade Mauá

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Instituição de Ensino Faculdade Mauá GO – Águas Lindas de Goiás.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Prof. Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá GO. 

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Nascimento, P. A., & Mendonça, F. C. (2025). A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3129–3140. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23006