A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23006Resumo
Este trabalho analisa a importância da ludicidade como estratégia pedagógica fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Parte-se da compreensão de que o brincar é uma linguagem natural da infância e um direito garantido pela BNCC, embora ainda pouco valorizado nas práticas escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, busca compreender como jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Fundamentada em autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Ausubel, evidencia que a ludicidade favorece aprendizagens significativas, estimula a curiosidade, fortalece vínculos e amplia a inclusão. Apesar dos desafios enfrentados pelos professores como carência de recursos e de formação, o estudo conclui que o brincar planejado intencionalmente transforma-se em ferramenta essencial para uma prática pedagógica criativa, prazerosa e voltada à formação integral da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY