IMPACTOS DA INSERÇÃO MASSIVA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO DAS REDES URBANAS

Autores/as

  • Walison Weverton Lima Aguiar Centro Universitário Santo Agostinho
  • Stênio de Sousa Coelho Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23003

Palabras clave:

Eletromobilidade. Sistemas de distribuição. Planejamento energético. Estações de recarga. Gerenciamento inteligente.

Resumen

Este estudo objetiva examinar as consequências da introdução em larga escala de veículos elétricos sobre o planejamento da ampliação das redes urbanas de distribuição elétrica, abrangendo dimensões técnicas, operacionais e financeiras. A investigação visa compreender as modificações no perfil de consumo energético, efeitos sobre a qualidade do fornecimento, obstáculos na implementação da infraestrutura de carregamento e alternativas de mitigação existentes. O método empregado compreende revisão bibliográfica qualitativa de artigos científicos, dissertações e teses nas bases ScienceDirect, Scopus, SciELO e Google Scholar, utilizando descritores específicos e priorizando publicações de 2018 a 2025, complementada por análise de documentos institucionais da ANEEL, EPE e ABDI. Os conteúdos foram organizados em cinco eixos centrais: projeções de demanda, impactos eletrotécnicos, infraestrutura de recarga, tecnologias de gerenciamento e desafios regulatórios. Os achados demonstram que mesmo com 20% de inserção veicular, circuitos urbanos registram acréscimo de carregamento entre 12% e 35%, desvios de tensão acima de 4% e deformação harmônica próxima a 6,8%, demandando reforços estruturais em 30% dos circuitos quando a penetração supera 50%. Soluções como carregamento inteligente podem minimizar até 35% das consequências adversas, enquanto sistemas de medição avançada diminuem falhas em 23%. Portanto, a pesquisa comprova que a eletromobilidade constitui mudança estrutural que demanda preparação prévia, aplicação de tecnologias avançadas e regulamentação definida para assegurar expansão equilibrada dos sistemas de distribuição no ambiente urbano brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walison Weverton Lima Aguiar, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina – Piauí.

Stênio de Sousa Coelho, Centro Universitário Santo Agostinho

Docente no Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina – Piauí. Mestre em Engenharia Elétrica - Controle e Automação de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal do Piauí. 

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Aguiar, W. W. L., & Coelho, S. de S. (2025). IMPACTOS DA INSERÇÃO MASSIVA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO DAS REDES URBANAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1685–1703. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23003