EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22999Palavras-chave:
Educação inclusiva. Práticas pedagógicas. Ensino fundamental. Formação docente.Resumo
O presente trabalho tem como tema a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental: Práticas Pedagógicas e Desafios Enfrentados pelos Professores. Os objetivos deste estudo são analisar os desafios vivenciados pelos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas, identificar os principais entraves no processo de ensinoaprendizagem de alunos com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre estratégias que possam favorecer o desenvolvimento desses estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, baseia-se em autores como Mantoan, Freire, Piaget, Vygotsky, Montessori, Darcy Ribeiro, Oliveira & Drago e Moreira. A análise evidencia que a efetivação da inclusão depende da formação continuada, do apoio institucional e da valorização docente, destacando a importância de práticas colaborativas e flexíveis para garantir o direito à aprendizagem de todos os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY