EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES

Autores/as

  • Luanne Vitória dos Reis Alves Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22999

Palabras clave:

Educação inclusiva. Práticas pedagógicas. Ensino fundamental. Formação docente.

Resumen

O presente trabalho tem como tema a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental: Práticas Pedagógicas e Desafios Enfrentados pelos Professores. Os objetivos deste estudo são analisar os desafios vivenciados pelos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas, identificar os principais entraves no processo de ensinoaprendizagem de alunos com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre estratégias que possam favorecer o desenvolvimento desses estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, baseia-se em autores como Mantoan, Freire, Piaget, Vygotsky, Montessori, Darcy Ribeiro, Oliveira & Drago e Moreira. A análise evidencia que a efetivação da inclusão depende da formação continuada, do apoio institucional e da valorização docente, destacando a importância de práticas colaborativas e flexíveis para garantir o direito à aprendizagem de todos os alunos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luanne Vitória dos Reis Alves, Faculdade Mauá

Graduanda em Licenciatura Pedagogia na Faculdade Mauá de Águas Lindas – GO. 

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá GO. 

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Alves, L. V. dos R., & Mendonça, F. C. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2084–2097. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22999