DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE PRIMAVERA/PE

Autores

  • Allana Damárys Cavalcante de Souza FAESC
  • Guilherme Henrique Lima de Sousa FAESC
  • Suaní Naja Roberto de Vasconcelos FAESC
  • Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22848

Palavras-chave:

EJA. Educação. Desafios.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por estudantes da EJA no contexto escolar. Assim, representa uma importante contribuição no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade. O estudo em questão classifica-se em metodologia de abordagem qualitativa realizada em uma escola da rede pública no município de Primavera/PE,tendo como sujeitos quatro estudantes e dois educadores que atuam na EJA. Como instrumento para coleta de dados, adotou-se a entrevista semiestruturada. A partir das análises, verificou-se, a dificuldade de conciliar trabalho com o estudo, a distância da casa para a escola, a falta de coragem e de apoio familiar como os principais desafios enfrentados na EJA. Portanto, se faz necessário, políticas educacionais que possibilitem um olhar criterioso para essa modalidade e que ofereça as condições necessárias para permanência desses estudantes na EJA. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allana Damárys Cavalcante de Souza, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Escada – FAESC.

Guilherme Henrique Lima de Sousa, FAESC

Graduando do Curso de Pedagogia da Faculdade de Escada – FAESC. 

Suaní Naja Roberto de Vasconcelos, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso, FAESC

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professora do Curso de Pedagogia da FAESC.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Souza, A. D. C. de, Sousa, G. H. L. de, Vasconcelos, S. N. R. de, & Fragoso, M. de L. de C. (2025). DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE PRIMAVERA/PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1401–1419. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22848