DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE PRIMAVERA/PE

Autores/as

  • Allana Damárys Cavalcante de Souza FAESC
  • Guilherme Henrique Lima de Sousa FAESC
  • Suaní Naja Roberto de Vasconcelos FAESC
  • Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22848

Palabras clave:

EJA. Educação. Desafios.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por estudantes da EJA no contexto escolar. Assim, representa uma importante contribuição no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade. O estudo em questão classifica-se em metodologia de abordagem qualitativa realizada em uma escola da rede pública no município de Primavera/PE,tendo como sujeitos quatro estudantes e dois educadores que atuam na EJA. Como instrumento para coleta de dados, adotou-se a entrevista semiestruturada. A partir das análises, verificou-se, a dificuldade de conciliar trabalho com o estudo, a distância da casa para a escola, a falta de coragem e de apoio familiar como os principais desafios enfrentados na EJA. Portanto, se faz necessário, políticas educacionais que possibilitem um olhar criterioso para essa modalidade e que ofereça as condições necessárias para permanência desses estudantes na EJA. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allana Damárys Cavalcante de Souza, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Escada – FAESC.

Guilherme Henrique Lima de Sousa, FAESC

Graduando do Curso de Pedagogia da Faculdade de Escada – FAESC. 

Suaní Naja Roberto de Vasconcelos, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso, FAESC

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professora do Curso de Pedagogia da FAESC.

Publicado

2025-12-04

Cómo citar

Souza, A. D. C. de, Sousa, G. H. L. de, Vasconcelos, S. N. R. de, & Fragoso, M. de L. de C. (2025). DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DA EJA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NA CIDADE DE PRIMAVERA/PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1401–1419. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22848