A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22817Palavras-chave:
Intervenção psicológica. Luto infantil. Elaboração.Resumo
O luto na infância, apesar de ser um processo natural, pode apresentar particularidades. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as contribuições da atuação do psicólogo na promoção da elaboração do luto na infância. Para isso, buscou-se explicar o luto na infância e suas particularidades psicológicas; caracterizar o processo de elaboração do luto infantil à luz da psicologia; e analisar as estratégias que os psicólogos podem utilizar para ajudar as crianças a nomear, compreender e elaborar o luto. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete profissionais da psicologia, tendo em vista captar suas percepções e estratégias de trabalho utilizadas. Os resultados apontaram que o luto é um processo natural e ao mesmo tempo singular, cuja experiência usualmente é manifesta por meio de comportamentos e brincadeiras. Além disso, os profissionais entrevistados reconhecem que o luto pode ocorrer diante de diferentes tipos de perdas. Os psicólogos apontaram que a elaboração varia conforme fatores como a etapa do desenvolvimento, natureza do vínculo com o objeto perdido, suporte familiar e circunstâncias nas quais a perda se deu. As principais estratégias empregadas pelos profissionais foram a escuta ampliada e o diálogo genuíno, o uso de recursos lúdicos diversos e orientação parental. Em investigações posteriores, sugere-se ampliar a amostragem por contextos de atuação, como clínico, escolar e saúde pública, assim como buscar diferenciar como as intervenções são tratadas por diferentes abordagens teóricas.
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