ARTE COMO ATO DE RESISTÊNCIA À PATOLOGIZAÇÃO DA EXISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CAPS II

Autores

  • Vanessa Massocco Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Pimentel Pincelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitor de Sena Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22674

Palavras-chave:

CAPS. Arte.Cuidado. Singularidade. Experiência.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a arte como um dispositivo de cuidado no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) no sul do país. Composto como  relato de experiência, o artigo discute como a dimensão política da arte pode agenciar forças contrárias à patologização da existência. Esse movimento acontece devido ao potencial da experiência estética em produzir aberturas nos processos de subjetivação, disponibilizando modos de expressão e de emergência da singularidade. Tal processo apresenta uma temporalidade singular, e, por isso, buscou-se investigar os efeitos em dois tempos: em oficinas e fora delas. O método  seguiu as orientações da pesquisa intervenção, cujo fundamento é a inserção dos pesquisadores como mais uma força, não neutra, dentro do campo de análise e atuação. Os resultados foram atrelados ao domínio da arte como uma catalisadora de fagulhas de potência, tanto para os usuários quanto para a instituição que os acolhe, constituindo-se enquanto prática inventiva, do modo psicossocial, de resistência às forças neoliberais de retorno ao modo asilar. Deste modo, conclui-se que as práticas artísticas do CAPS atuam como resistência à patologização da existência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Massocco Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina.

Marília Pimentel Pincelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina.

Vitor de Sena Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Psicologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado III do departamento de Psicologia, Doutor em Enfermagem e Orientador acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

Woloszyn, V. M., Pincelli, M. P., Moraes, V. de S., & Rodrigues, J. (2025). ARTE COMO ATO DE RESISTÊNCIA À PATOLOGIZAÇÃO DA EXISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CAPS II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 8529–8544. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22674