ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR GRADUANDOS DOS CURSOS DE SAÚDE

Autores

  • Camila de Sousa Martins Isaias UNIG
  • Milena Maria da Silva Acioli UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Felipe de Castro Felicio UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22668

Palavras-chave:

Consumo de Álcool em Universidades. Estudantes de Ciências da Saúde. Expectativa de Vida Ajustada a Qualidade de Vida.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o perfil epidemiológico e de consumo de bebidas alcoólicas por graduandos dos cursos de saúde. A metodologia foi estudo exploratório descritivo, tendo como fonte de informação a pesquisa de campo e abordagem mista sobre o conhecimento acerca do consumo de bebidas alcoólicas por graduandos dos cursos de saúde da Universidade Iguaçu - Campos I - Nova Iguaçu/RJ. Este projeto foi encaminhado ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Iguaçu com aprovação segundo CAAE 75210223.5.0000.8044, parecer de número 6.477.955 do dia 31 de outubro de 2023 para proceder com a coleta de dados. Como resultado obtivemos 326 participantes, distribuídos da seguinte forma: 249 (76,4%) do sexo feminino e 77 (23,6%) do sexo masculino, com idades entre 18 e 54 anos. Em relação à formação, participaram estudantes dos cursos de Enfermagem (n = 178; 54,6%), Medicina (n = 87; 26,7%), Nutrição (n = 3; 0,9%), Fisioterapia (n = 11; 3,4%), Farmácia (n = 19; 5,8%), Odontologia (n = 12; 3,7%), Educação Física (n = 7; 2,1%) e Estética (n = 9; 2,8%). Quanto ao status etilista, identificou-se que 141 participantes (43,3%) relataram não consumir bebidas alcoólicas, enquanto 153 (46,9%) afirmaram consumir. A discursão revelou que o consumo de álcool pode ter efeitos prejudiciais, como danos à saúde, dificuldades financeiras, problemas familiares, desconfiança, julgamentos, perda de oportunidades e taxa de desemprego. Essas consequências geram sentimento de frustração. Concluímos que a importância de programas e formulações de palestras e oficinas contínuas que contemplem conscientizar, alertar aos seus acadêmicos sobre os efeitos nocivos de bebidas alcoólicas, além de fazer de mais pesquisas voltadas a ver os resultados destas intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Sousa Martins Isaias, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Milena Maria da Silva Acioli, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Felipe de Castro Felicio, UNIG

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família; Mestre em Saúde Materno- infantil - UFF; Professor Assistente de Enfermagem – UNIG. 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Isaias, C. de S. M., Acioli, M. M. da S., Ribeiro, W. A., & Felicio, F. de C. (2025). ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR GRADUANDOS DOS CURSOS DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 579–598. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22668