PROJETOS EM EDUCAÇÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE POR MEIO DA INTERAÇÃO COM A ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22595Palavras-chave:
Projetos em educação. Ensino. pesquisa e extensão. Papel da universidade na sociedade. Formação docente. Público e privado na educação.Resumo
Este artigo analisa as potencialidades da aproximação e do diálogo entre o ensino superior privado e as escolas públicas na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de projetos de extensão, com foco no Projeto Aluno Nota Dez, visando a equalização de oportunidades educacionais e a mitigação das desigualdades sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, empregou revisão de literatura e análise documental, além de entrevistas com 7 docentes e 2 gestores participantes do projeto. Os resultados evidenciam que a iniciativa contribui significativamente para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, promovendo o sentimento de pertencimento ao ambiente acadêmico e oferecendo bolsas de estudo. A expansão do projeto, com o uso de modalidades híbridas e online, demonstrou ser uma estratégia eficaz para superar barreiras de distância e tempo. A adoção da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) se mostrou profícua, gerando aprendizado contextualizado e um olhar sensível dos jovens para suas realidades. Conclui-se que a interação universidade-escola pública, mediada por projetos, é um caminho relevante para o fortalecimento da educação básica, a quebra de barreiras simbólicas e a redução da exclusão por meio da educação.
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