ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO INTEGRAL E HUMANÍSTICO A MULHER COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Letícia Espíndola da Silva universidade iguaçu
  • Adriana de Vasconcellos Cabral Universidade Iguaçu
  • Ágata Cristin da Costa Albino Universidade Iguaçu
  • Dayane de Castro Bernardo Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22585

Palavras-chave:

Câncer de Mama. Impacto Familiar. Apoio Social. Impactos Emocionais. Qualidade de Vida.

Resumo

Introdução: O diagnostico de câncer de mama frequentemente faz a mulher enfrentar uma variedade de sentimentos de incertezas e até os familiares, cuja enfermagem deve interagir para promover um cuidado acolhedor, escuta qualificada e sensível. Questões norteadoras: Quais as principais consequências emocionais, sociais e de saúde do diagnóstico de câncer de mama na vida das mulheres? Como a enfermagem pode atuar de maneira efetiva para oferecer suporte e cuidado integral as pacientes diagnosticadas com câncer de mama? Objetivo geral: Analisar a atuação de enfermagem frente as consequências emocionais, sociais e de saúde que ocorrem com o diagnóstico de câncer de mama na mulher para um cuidado integragral e humanistico. Objetivos específicos: Identificar as principais consequências emocionais, sociais e de saúde a mulher com o diagnóstico de câncer de mama. Descrever como a enfermagem pode atuar de maneira efetiva para oferecer suporte e cuidado integral as pacientes diagnosticadas com câncer de mama. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, com a questão de pesquisa: Como acontece a atuação de enfermagem frente as consequências emocionais, sociais e de saúde que ocorrem com o diagnóstico de câncer de mama na mulher para um cuidado integragral e humanistico? A busca nas bases de dados SciELO, BVS, que permitiu incluir 16 artigos entre 2020 à 2024, gerando o tema: A atuação de enfermagem frente as consequências emocionais, sociais e de saúde que ocorrem após o diagnóstico de câncer de mama em mulheres para um cuidado integragral e humanistico. E os subtítulos: 1. As principais consequências emocionais, sociais e de saúde do diagnóstico de câncer de mama na vida das mulheres. 2. Atuação efetiva da enfermagem para oferecer o suporte e cuidado integral as pacientes diagnosticadas com câncer de mama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Espíndola da Silva, universidade iguaçu

Acadêmico do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Adriana de Vasconcellos Cabral, Universidade Iguaçu

Gestão Pública pela Estácio. Pós-Graduação em saúde da Família pela Estácio. Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Ágata Cristin da Costa Albino, Universidade Iguaçu

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Dayane de Castro Bernardo, Universidade Iguaçu

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Oncologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bacharel em Enfermagem pela UNIRIO. Docente da Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - UNIG. Docente do curso de graduação Uniabeu, 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, L. E. da, Cabral, A. de V., Albino, Ágata C. da C., Bernardo, D. de C., & Ribeiro, W. A. (2025). ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO INTEGRAL E HUMANÍSTICO A MULHER COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 245–268. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22585