A INCIDÊNCIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL EM CASOS DE ABANDONO AFETIVO NO ATUAL CONTEXTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Ana Carolina Albuquerque de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Flávia Regina Porto de Azevedo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22494

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil. Abandono Afetivo. Criança e Adolescente. Laço familiar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre o abandono afetivo e a responsabilidade civil no atual contexto jurídico brasileiro, com foco na reparação por danos morais e materiais de forma pecuniária. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com análise documental, revisão bibliográfica e exame de jurisprudências importantes, considerando legislações pertinentes como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a Lei n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de embasamentos teóricos de autores como Marco Aurélio Bezerra de Melo e Rolf Madaleno. Diante dos resultados, evidenciou-se que houve um enorme avanço na relevância da importância dos laços familiares e o dever parental com os filhos. Ademais, observou-se que diante de jurisprudências favoráveis, atualmente é possível se obter reparação através da responsabilidade civil nos casos de abandono afetivo. Concluiu-se que esse atual advento oferece uma solução capaz de amenizar os efeitos psicológicos e financeiros daqueles que sofreram algum tipo de abandono afetivo, sendo esse avanço de extrema importância para o atual contexto jurídico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Albuquerque de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Flávia Regina Porto de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas

Orientadora, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2019). Professora Adjunta C, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, lecionando Direito Civil, Direito de Família e Direito das Sucessões (Desde 2009). Chefe do Departamento de Direito Privado da FD/ UFAM (Desde 2018). 

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Souza, A. C. A. de, & Azevedo, F. R. P. de. (2025). A INCIDÊNCIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL EM CASOS DE ABANDONO AFETIVO NO ATUAL CONTEXTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7096–7107. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22494