VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO CURSO DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: AVANÇOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Edlene Gomes da Silva Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22474

Palavras-chave:

Escola. Formação continuada. Professor. Estudante. Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa apontou como objetivo geral averiguar de que maneira as vivências e reflexões no curso de escola em tempo integral fortalece o ensino aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE. Assim, a escola em tempo integral busca garantir não apenas o acesso, mas também a permanência com qualidade, assegurando o direito à aprendizagem em todas as suas dimensões cognitivas, sociais, culturais, éticas e emocionais. A metodologia deste estudo adotou uma abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, a pesquisa tem caráter descritivo e interpretativo, uma vez que buscou compreender as percepções de cursistas sobre o Curso De Escola Em Tempo Integral. A escolha dessa abordagem justifica-se pela necessidade de valorizar as experiências, reflexões e significados atribuídos pelos participantes em relação à formação. Observou-se que os educadores reconhecem a importância da formação continuada como espaço de reflexão, construção coletiva e ressignificação da prática pedagógica. No entanto os resultados apontaram a necessidade de maior aprofundamento nos conteúdos, metodologias mais dinâmicas e ferramentas que facilitem a interação e a acessibilidade. Esses apontamentos reforçam a ideia de que a formação docente deve ser contínua, contextualizada e comprometida com a realidade de cada escola, onde a diversidade cultural, social e geográfica impõe desafios específicos à implementação de políticas educacionais. Portanto, este estudo reafirma que avançar na construção de uma educação mais inclusiva e significativa exige compromisso, articulação e investimento contínuo. Torna-se essencial que as experiências formativas sejam aprimoradas, que a gestão escolar se fortaleça e que as condições estruturais e pedagógicas sejam continuamente avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edlene Gomes da Silva, Christian Business School

Mestranda. Christian Business School. Formada em Pedagogia pela FAFICA - Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru.   Especialização em Psicopedagogia pela FACOL - Faculdade Osman Lins, Vitória de Santo Antão. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD, doutora em ciências da educação,mestra em ciências da educação, especialista em escrita científica avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora do ensino superior e professora orientadora da Christian Business School  - CBS. 

Downloads

Publicado

2025-11-22

Como Citar

Silva, E. G. da, & Silva, R. I. P. da. (2025). VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO CURSO DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: AVANÇOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6684–6700. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22474