O AUTISMO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Loislayne Luiz da Silva Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão
  • Priscilla Helena Gomes Baruffi Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22465

Palavras-chave:

Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Inclusão Escolar.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os principais desafios enfrentados no contexto da educação inclusiva. A pesquisa, de natureza bibliográfica e descritiva, baseia-se em artigos científicos, livros e documentos que discutem o autismo e as práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar. A análise evidencia que a diversidade de manifestações do TEA, as dificuldades de comunicação, interação social e os comportamentos sensoriais atípicos são alguns dos principais obstáculos à aprendizagem. Também se destaca a importância da formação docente, da adaptação curricular, da organização do ambiente escolar e da atuação colaborativa entre professores, família e equipe multidisciplinar. Conclui-se que promover a inclusão de estudantes autistas requer compromisso institucional, estratégias pedagógicas personalizadas e políticas públicas efetivas, garantindo o pleno desenvolvimento e participação desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loislayne Luiz da Silva, Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão

Professora Letrada e Pedagoga, pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Unina; Exerce função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil no Município de Cáceres, mt na Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão.

Priscilla Helena Gomes Baruffi, Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão

Pedagoga pós-graduada em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pela FIC Faculdades Integradas de Cuiabá; Exerce função de professora de educação infantil no Município de Cáceres, mt na Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil Madre Maria Estevão.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Silva, L. L. da, & Baruffi, P. H. G. (2025). O AUTISMO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6113–6116. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22465