A ESCRITA E A LITERATURA NA PSICOTERAPIA: UMA NOVA PERSPECTIVA, ATRAVÉS, DA ABORDAGEM ARTETERAPÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22320

Palavras-chave:

Psicologia Clínica. Psicoterapia. Arteterapia. Biblioterapia.

Resumo

A arteterapia manifesta-se como uma abordagem psicoterapêutica inovadora e multifacetada, a partir das contribuições de sua percursora Margaret Naumberg, psicóloga, professora, artista e escritora estadunidense, de modo que, vem sendo reconhecida como uma ferramenta integrativa capaz de fusionar arte, simbolismo, criatividade e cuidado clínico. Este estudo visa apresentar e contextualizar, de maneira englobada, o uso da escrita e da literatura como recursos terapêuticos no âmbito da psicoterapia, a partir da perspectiva da abordagem arteterapêutica. Trata-se de uma revisão de literatura de cunho qualitativo acerca do tema: “A Escrita e Literatura na Psicoterapia”, realizada e fundamentada a partir de buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), utilizando os descritores: “Arteterapia”, “Psicoterapia”, “Psicologia Clínica” , “Escrita Terapêutica” e “Biblioterapia”. As obras apuradas indicam que essa prática possui relevância notória em determinados perfis populacionais, sendo: crianças e adolescentes, adultos em sofrimento psíquico e idosos ou pacientes crônicos. Nestes públicos, a arteterapia contribuiu significativamente para o desenvolvimento emocional, a construção e o fortalecimento da identidade, a elaboração de experiências dolorosas, como a promoção do bem-estar. Contudo, pontua-se sobre a necessidade de haver uma maior sistematização metodológica e uma produção científica sólida e ampla, que reitere o seu uso clínico e expanda a sua incorporação em contextos terapêuticos formais, reforçando a sua relevância como prática consolidada na saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Apostolo de Freitas, Faculdade Mauá de Goiás

Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Mauá de Goiás- Mauá GO.

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá de Goiás

Orientadora. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Mauá de Goiás- Mauá GO.

Elissandra de Jesus Oliveira Ramos, Faculdade Mauá de Goiás

Neuropsicóloga Clínica e mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Jenina Ferreira Nunes, Faculdade Mauá de Goiás

Docente na Faculdade Mauá de Goiás. Mestranda na Universidade Católica de Brasília. 

Ana Angélica da Silva, Faculdade Mauá de Goiás

Pós-Graduada- Faculdade Mauá de Goiás.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Freitas, K. C. A. de, Sousa, Q. de C. D. de, Ramos, E. de J. O., Nunes, J. F., & Silva, A. A. da. (2025). A ESCRITA E A LITERATURA NA PSICOTERAPIA: UMA NOVA PERSPECTIVA, ATRAVÉS, DA ABORDAGEM ARTETERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 8978–8990. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22320