A TAXAÇÃO DAS CRIPTOMOEDAS AO REDOR DO MUNDO UMA ANÁLISE COMPARADA

Autores

  • Guilherme Rocha Campinho FAINOR
  • Gustavo Luis Pires dos Santos FAINOR
  • Vynicius Casemiro Valença FAINOR
  • Fabio Ramos Barbosa FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22309

Palavras-chave:

Criptoativos. Tributação; Regulação. Brasil. Impostos.

Resumo

O presente estudo analisa a tributação de criptomoedas sob perspectiva comparada, com foco nos impactos jurídicos e econômicos de distintos modelos regulatórios e em suas implicações para o contexto brasileiro. Parte-se da caracterização técnica dos criptoativos, partindo da perspectiva de atuação da mesma como moeda e seus efeitos diretos, além da natureza distinta em relação as moedas tradicionais, destacando efeitos como a extraterritorialidade das transações, tecnologia necessária e ideias primárias. Em seguida, são examinadas experiências selecionadas entre diversos paises no mundo com opiniões e medidas que servem de base para observar os seus impactos socioeconômicos ao redor da sua aceitação ou rejeição, destacando efeitos sobre segurança jurídica, arrecadação, incentivos à inovação e , principalmente, a tributação. Ao final, comparamos com as implicações na economia brasileira e a forma em que se tributa no Brasil. Metodologicamente, adota-se pesquisa bibliográfica e análise normativa. Conclui-se pela necessidade de equilíbrio entre fisco e simplicidade tributária, a fim de observar as criptomoedas com empolgação para o desenvolvimento econômico interno, benefícios socioeconômicos, a fim de reduzir assimetrias e buscar soluções para os problemas existentes, passando pela tributação como um fator extremamente relevante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Rocha Campinho, FAINOR

Bacharelando em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) de Vitória da Conquista/BA.

Gustavo Luis Pires dos Santos, FAINOR

Bacharelando em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) de Vitória da Conquista/BA.

Vynicius Casemiro Valença, FAINOR

Bacharelando em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) de Vitória da Conquista/BA.

Fabio Ramos Barbosa, FAINOR

Professor Orientador do curso em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) de Vitória da Conquista/BA. Doutorando em Direito pela Faculdad de Derecho da Universidad Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ). 

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Campinho, G. R., Santos, G. L. P. dos, Valença, V. C., & Barbosa, F. R. (2025). A TAXAÇÃO DAS CRIPTOMOEDAS AO REDOR DO MUNDO UMA ANÁLISE COMPARADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3967–3984. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22309