O MULTIPLANO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Belardino Souza Pedreira Neto UNEATLANTICO
  • Aldacley Marques Elias UNEATLANTICO
  • Denise Aparecida de Souza Picinin UNEATLANTICO
  • Cristiane Carinhato UNEATLANTICO
  • Ester Valério UNEATLANTICO
  • Elizângela dos Passos Castro Dias UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22217

Palavras-chave:

Multiplano. Pensamento Computacional. Tecnologia Assistiva. Deficiência Visual. Inclusão.

Resumo

Este artigo explora a aplicação do Multiplano como Tecnologia Assistiva (TA) tátil no suporte ao desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) em alunos com Deficiência Visual (DV). O objetivo é analisar como o recurso didático facilita a decomposição, o reconhecimento de padrões e o pensamento algorítmico, habilidades cruciais para o PC. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em uma intervenção pedagógica de Pesquisa-Ação em três estudos de caso com alunos de Ensino Básico. A análise dos dados seguiu a metodologia de categorização temática e análise de conteúdo (BARDIN L, 2011; BOGDAN R e BIKLEN S, 1994). Os resultados demonstram que o Multiplano aumenta significativamente o engajamento e a motivação, atuando como uma prótese didática que permite a representação tátil de conceitos abstratos de PC, potencializando a autonomia na resolução de problemas. No entanto, foram identificados desafios na formação docente específica e na disponibilidade institucional do material. Conclui-se que o investimento no Multiplano é fundamental para promover a inclusão tecnológica através do tato, exigindo uma abordagem integrada e o suporte contínuo para sua aplicação metodológica avançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belardino Souza Pedreira Neto, UNEATLANTICO

Mestre em Educação pela UNEATLANTICO.

Aldacley Marques Elias, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Denise Aparecida de Souza Picinin, UNEATLANTICO

Mestra em Educação pela UNEATLANTICO.

Cristiane Carinhato, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Ester Valério, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO. 

Elizângela dos Passos Castro Dias, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO. 

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

Pedreira Neto, B. S., Elias, A. M., Picinin, D. A. de S., Carinhato, C., Valério, E., & Dias, E. dos P. C. (2025). O MULTIPLANO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4606–4618. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22217