O MULTIPLANO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22217Palavras-chave:
Multiplano. Pensamento Computacional. Tecnologia Assistiva. Deficiência Visual. Inclusão.Resumo
Este artigo explora a aplicação do Multiplano como Tecnologia Assistiva (TA) tátil no suporte ao desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) em alunos com Deficiência Visual (DV). O objetivo é analisar como o recurso didático facilita a decomposição, o reconhecimento de padrões e o pensamento algorítmico, habilidades cruciais para o PC. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em uma intervenção pedagógica de Pesquisa-Ação em três estudos de caso com alunos de Ensino Básico. A análise dos dados seguiu a metodologia de categorização temática e análise de conteúdo (BARDIN L, 2011; BOGDAN R e BIKLEN S, 1994). Os resultados demonstram que o Multiplano aumenta significativamente o engajamento e a motivação, atuando como uma prótese didática que permite a representação tátil de conceitos abstratos de PC, potencializando a autonomia na resolução de problemas. No entanto, foram identificados desafios na formação docente específica e na disponibilidade institucional do material. Conclui-se que o investimento no Multiplano é fundamental para promover a inclusão tecnológica através do tato, exigindo uma abordagem integrada e o suporte contínuo para sua aplicação metodológica avançada.
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